ISA World Bodyboard

Brasil é tri

0
900x600

Equipe brasileira conquista o tricampeonato do ISA World Bodyboard 2015. Foto: ISA / Pablo Jimenez

 

Neste domingo, 13, a Seleção Brasileira de bodyboard fez história ao conquistar o tricampeonato mundial do ISA World Bodyboarding Championship. Considerada as Olimpíadas dos esportes radicais, a competição é disputada anualmente por seleções de todo mundo, e neste ano o Brasil retomou o reinado liderado por Eder Luciano, que chegou ao terceiro título individual, tornando-se o primeiro atleta a obter tal feito no evento.

Clique aqui para ver o vídeo

Clique aqui para ver as fotos

Repetindo os feitos de 2012 e 2013, o catarinense tornou-se o primeiro tricampeão do evento. “Estou muito emocionado, nem sei o que dizer. Quando fui para a final me concentrei muito. Eu queria agradecer muito a minha família e aos meus companheiros. Essa competição é diferente, e essa união de todos fez a diferença”, comemorou Eder logo após ser recebido pelos brasileiros na comemoração do tricampeonato.

Para confirmar o ouro pela terceira vez, Eder precisou encarar duas baterias difíceis nesse domingo. Após cair para a repescagem nas fases anteriores, o catarinense cumpriu um longo caminho até o título. O primeiro deles foi na final da repescagem. Diante do local Matias Diaz, do brasileiro Lucas Nogueira e do francês Amaury Laverhne, Eder traçou uma estratégia inteligente e garantiu a segunda posição, garantindo vaga na final. Na mesma bateria, Lucas Nogueira encerrou sua participação no campeonato em um importante sexto lugar, ajudando muito o país na corrida pelo título

900x600

Eder Luciano emocionado com seu terceiro título no ISA World Bodyboard. Foto: ISA / Sean Evans

Na última bateria do campeonato, o catarinense sabia que era tudo ou nada. Com a experiência de um bicampeão mundial, Eder soube escolher muito bem as ondas que quebravam entre 0,5 e 1,0m em Iquique e com muita qualidade sobrou na final perante seus adversários. Com somatório de 14,10 nas duas melhores ondas, Eder repetiu o feito de 2012 e 2013, na Venezuela, e pode soltar o grito de tricampeão, o primeiro na história do ISAWBC.

“Nossa equipe veio muito forte e isso é sinal de muita dedicação. Só tenho a agradecer por todos que nos apoiaram e mandaram vibrações positivas. O tricampeonato é nosso. É do Brasil”, encerrou.

Brasileiros fazem final em Iquique e ajudam país a conquistar o tricampeonato

Além do tricampeonato mundial conquistado por Eder Luciano, o Brasil contou com ótimos desempenhos em todas as categorias, colocando pelo menos um atleta em cada final. Primeiro campeão mundial Pro Junior da história, Sócrates Santana coroou uma excelente temporada com o vice-campeonato do ISA na categoria Sub-18. 2015 realmente foi um ano espetacular para o jovem da comunidade do Pavão-Pavãozinho.

900x600

Neymara Carvalho fica com a prata em Iquique, Chile. Foto: ISA / Pablo Jimenez

Na Open Feminino, a pentacampeã mundial Neymara Carvalho também teve uma ótima semana e encerrou com a medalha de prata. O desempenho de Neymara em competições do ISA Games chamam muito a atenção, pois sempre que compete a atleta alcança bons resultados. Além do vice-campeonato deste ano, Neymara possui dois títulos da competição, além de outro vice-campeonato, conquistado em 2014.

Outra grata surpresa foi na categoria Sub-18 Feminino. Victoria Moraes chegou a decisão através da repescagem e com muita frieza fez uma de suas melhores apresentações justamente na final. Ao final, a brasileira conquistou a prata e comemorou muito o resultado.

Quem também chegou à final foi Daniel Alves, na categoria Drop Knee. Pela primeira vez, o Brasil conseguiu viajar com sua seleção completa, com um especialista no Drop Knee e a presença de Daniel fez muita diferença. O quarto lugar foi preponderante para o Brasil superar Chile e França, os dois principais concorrentes, e chegar ao terceiro título.

900x600

Brazucas fazem o selfie. Foto: ISA / Sean Evans

Resultados

Open

1 Eder Luciano (BRA)
2 Alan Muñoz (CHI)
3 Miguel Rodriguez (PER
4 Matias Diaz (CHI)

Feminino Open

1 Anne Cécile Lacoste (FRA)
2 Neymara Carvalho (BRA)
3 Joana Schenker (POR)
4 Ayaka Sukuzi (JAP)

Sub 18

1 Yoshua Toledo (CHI)
2 Sócrates Santana (BRA)
3 Stephanos Kokorelis (POR)
4 Milo Delage (FRA)

Sub 18 Feminino

1 Shiori Ozakawa (JAP)
2 Victoria Moraes (BRA)
3 Kim Veteau (FRA)
4 Anais Veliz (CHI)

DropKnee

1 Luis Rodriguez (VEN)
2 Cesar Bauer (PER)
3 Renato Arellano (CHI)
4 Daniel Alves (BRA)

Aloha Cup (Tag Team)

1 França
2 Chile
3 Portugal
4 Japão

Veja o vídeo das finais