Billabong ISA Games

Brasil termina em quarto

0

Com a vitória de Rodrigo Sphaier no Longboard e o terceiro lugar de Alan Jhones no Masculino, o Brasil conquistou a quarta colocação por equipes no Billabong ISA World Surfing Games 2010.

 

Encerrado na última quarta-feira (27/10) em Punta Hermosa, Peru, o dia decisivo do mundial Amador organizado pela International Surfing Association (ISA) foi repleto de emoções no pico de Señoritas.

 

Pela primeira vez na história, os peruanos, donos da casa, levaram o título entre as nações. Gabriel Villarán (2º no Masculino), Sofia Mulanovich (3º no Feminino) e o longboarder Benoit Clemente (4º na Longboard) foram os principais responsáveis pelo feito inédito.

 

A Austrália, maior vencedora do ISA Games com quatro títulos no total, teve que se contentar com a segunda posição. Os competitivos sul-africanos levaram o bronze e os EUA, sempre favoritos, terminaram apenas na sétima colocação.

 

Ao todo foram mais de 220 atletas de 31 países dividos em três categorias: Masculino, Feminino e Longboard.

 

Nos pranchões, a festa brasileira só não foi completa por causa da derrota do paulista Jefson Silva na quinta fase da repescagem. Jefson vinha surfando muito bem, mas acabou eliminado pelo venezuelano Ronald Reyes e pelo tahitiano Jean Tahutin e ficou no 13º lugar.

 

O carioca Rodrigo Sphaier foi um show à parte no Peru. Atual campeão sul-americano e líder dos circuitos Carioca e Brasileiro, o atleta saiu da repescagem para colocar o Brasil no topo do pódio do ISA Games.

 

Na decisão, ele não tomou conhecimento de dois campeões mundiais: o australiano Harley Ingleby, atual número 1 do mundo, e seu compatriota, Josh Constable (vencedor em 2006).

 

Sphaier somou 16.16 pontos contra 13.34 de Constable, vice colocado. Harley Ingleby terminou em terceiro com 10.93 pontos e o peruano Benoit Clemente completou o pódio na quarta posição com 10.33.

 

Na categoria Open Masculino, o Brasil contou com o potiguar Alan Jhones e as promessas Filipe Toledo, Gutembergue Silva e Peterson Crisanto. A experiência de Alan falou mais alto e o potiguar foi o único atleta do país que não precisou disputar a repescagem, terminando o evento na terceira posição.

 

Enquanto os mais novos iam sendo eliminados na repescagem (Filipe e Gutembergue acabaram na 29º posição e Peterson na 21º), Alan avançava na chave principal com boas apresentações em baterias muito equilibradas.  

 

Em uma delas, válida pelas quartas-de-final, o potiguar saiu do último lugar e foi buscar a liderança nos quatro minutos finais, com duas belas esquerdas de backside.

 

Na decisão, o potiguar encontrou poucas ondas boas, com cerca de meio metro, além de adversários muito experientes. O campeão foi o taitiano Hira Teriinatoofa, figura carimbada em eventos WQS. Gabriel Villarán, ídolo local, ficou com a segunda colocação e o australiano Mick Campbell, que já fez parte da elite mundial, foi o quarto.

 

A categoria Feminino também contou com atletas experientes e nomes que fazem parte do circuito mundial. As cearenses Estefany Freitas e Silvana Lima sentiram na pele o alto nível das disputas em Punta Hermosa.

 

A jovem Estefany teve um atraso no voo, chegou em cima da hora, e não adaptou-se muito bem às condições difíceis do primeiro dia de competição. A atleta foi eliminada na primeira fase da repescagem e terminou o evento na 49º posição.

 

Sua conterrânea Silvana Lima, uma das favoritas ao título, bem que tentou, mas também não entrou em sintonia com as ondas do país. Depois de ser eliminada na segunda fase da chave principal e avançar duas baterias da repescagem, Silvana acabou na 17ª posição.

 

A decisão da categoria foi uma mescla de experiência e juventude. A australiana Chelsea Hedges foi a campeã, com a jovem revelação neozelandesa Paige Hareb em segundo. Sofia Mulanovich, ex-campeã mundial, ficou em terceiro e a revelação francesa, Pauline Ado, completou o pódio em quarto.

 

O argentino Fernando Aguerre, reeleito pela sexta vez presidente da ISA durante a competição, comandou a cerimônia de encerramento. Aguerre foi o encarregado de entregar o inédito título aos peruanos, para delírio da torcida da casa e orgulho dos atletas locais.

 

Resultados do Billabong ISA World Surfing Games 2010


Masculino

 

1 Hira Teriinatoofa (Tah)

2 Gabriel Villarán (Per)

3 Alan Jhones (Bra)

4 Mick Campbell (Aus)

21 Peterson Crisanto (Bra)

29 Filipe Toledo (Bra)

29 Gutembergue Silva (Bra)

 

Feminino

 

1 Chelsea Hedges (Aus)

2 Paige Hareb (Nzl)

3 Sofia Mulanovich (Per)

4 Pauline Ado (Fra)

17 Silvana Lima (Bra)

49 Estefany Freitas (Bra)

 

Longboard

 

1 Rodrigo Sphaier (Bra)

2 Josh Constable (Aus)

3 Harley Ingleby (Aus)

4 Benoit Clemente (Per)

13 Jefson Silva (Bra)


Equipes

 

1 Peru – 14.370 pontos

2 Austrália – 13.160

3 África do Sul – 11.820

4 Brasil – 11. 340

 

Galeria de campeões do ISA Games por equipes

 

1996 – Huntington Beach, EUA – Estados Unidos
1998 – Carcavelos, Portugal – Austrália
2000 – Maracaípe, Brasil – Brasil
2002 – Durban, África do Sul – África do Sul
2004 – Salinas, Equador – Austrália
2006 – Huntington Beach, EUA – Austrália
2008 – Costa de Caparica, Portugal – Austrália

2009 – Playa Hermosa, Costa Rica – Estados Unidos

2010 – Punta Hermosa, Peru – Peru