Viana Pro

Brasil controla as ações

0

Uri Valadão despacha os adversários e avança às oitavas. Foto: IBA / Divulgação.

A sexta-feira (15/8) amanheceu com ondas pequenas no Viana Pro 2009, sexta etapa do mundial IBA (International Bodyboarding Association), disputado em Viana de Castelo, Portugal.

 

Os atletas desdobraram-se para exibir boas apresentações, mas mesmo com as dificuldades, os brasileiros provaram que conhecem as ondas européias e são maioria no evento.

 
A única baixa canarinha foi Stephan Stamm, eliminado na última bateria do dia. Com isso, cinco atletas brasileiros avançam às oitavas-de-final.

 

Uri Valadão, Guilherme Tâmega, Eder Luciano, Lucas Nogueira e Luis Villar representam o Brasil no quarto round da competição.

Mike Stewart segue na briga pelo seu décimo título mundial. Foto: Divulgação / IBA.

 

Outros favoritos também executaram bem seus papéis e avançaram. Mike Stewart, atual líder do circuito, encontrou dificuldades, mas avançou em segundo na primeira bateria do dia, atrás apenas do português Rui Pereira.

 

Já no terceiro duelo, foi a vez de Jeff Hubbard e do campeão mundial Damina King também garantirem presença.

O primeiro brasileiro estreou na quarta bateria do dia. Eder Luciano não deu chances e despachou seus rivais com o melhor somatório do dia (16.00 pontos). Na segunda posição, ficou o francês Pierre Louis Costes.

Além de Eder, outro catarinense garantiu vaga no quarto round do evento. Luis Villar teve bastante trabalho para passar em segundo, na bateria vencida pelo também brasileiro Lucas Nogueira.

“Estava em terceiro e precisava de pouca nota, aí o mar resolveu ficar flat. Foi assim por dez minutos. A onda salvadora veio e eu não arrisquei muito, fiz a nota e depois foi só manter o resultado. Sábado eu vou competir contra o Uri, que é o atual campeão mundial e é sempre páreo duro. Tenho que ir com o gás total”, conta Luis Villar.

Uri Valadão deu show nas difíceis condições em Viana de Castelo e demonstrou ser um dos grandes favoritos. Somando 15.00 pontos, o baiano voador mandou seus concorrentes de volta para casa e será um dos cinco brasileiros nas oitavas-de-final.

 

Por fim, a última classificação verde-amarela do dia veio depois da vitória de Guilherme Tâmega, na sétima bateria. O hexacampeão mundial, que disputa a liderança do circuito contra o havaiano Mike Stewart, conseguiu um bom resultado e mantém a boa fase.

 

Uma nova chamada acontece neste sábado ao meio-dia (horário de Brasília). A competição é transmitida ao vivo pelo site oficial do Viana Pro.

 

Oitavas-de-final

 
1 Rui Pereira (Por) x Manuel Centeno (Por)
2 Andre da Silva (Por) x Mike Stewart (Haw)
3 Jeff Hubbard (Haw) x Pierre Louis Costes (Fra)
4 Eder Luciano (Bra) x Damian King (Aus)
5 Uri Valadão (Bra) x Luis Villar (Bra)
6 Lucas Nogueira (Bra) x Benat Elosua (Esp)
7 Guilherme Tâmega (Bra) x Mark McCarthy (Afr)
8 Jacob Romero (Haw) x Jorge Braciela (Por)