Guga Arruda

Os testes não param

Guga Arruda coloca seus foguetes para funcionar nas condições adversas de Florianópolis (SC).

0

Sempre viajo em busca de boas ondas para testar os meus novos modelos de prancha. Alguns são realmente novos e outros são apenas um aperfeiçoamento dos modelos já consagrados, as versões do ano 2020. Neste ano, a pandemia limitou as viagens, então os testes tiveram que rolar aqui mesmo em Florianópolis (SC), onde moro e fica a sede da Powerlight.

Floripa é um lugar difícil de onda. Elas costumam ser bem curtas e rápidas. São cavadas, mas fecham bastante. Por isso são boas para tubos e aéreos, até porque venta bastante, sempre de lado, o que facilita as decolagens. O vento ou é sul ou é nordeste, geralmente forte. O terral é raro, e só rola de manhã cedo.

Mas graças a Deus tem sido um ano de boas ondas, tanto no outono como no inverno. Recebemos ondulações abundantes e as pranchas estão funcionando muito bem, em qualquer condição. Existem males que vêm para o bem – e é sempre válido procurar e encontrar esse bem.

É exatamente nessas condições adversas do litoral brasileiro que a grande maioria dos nossos clientes tem a chance de surfar. Por isso, são nessas condições que as pranchas precisam funcionar. Diferentemente das pranchas gringas, que são criadas e testadas em ondas perfeitas. Assim, nesta temporada as pranchas da Powerlight voaram mesmo nas ondas imperfeitas, o que é o mais difícil e desejado.

Enquanto isso, o sonho é que as fronteiras reabram para que possamos desfrutar novamente de ondas melhores e mais fáceis, nas principais locações mundo afora. Mas não tenho dúvidas: o surfista que se adapta em ondas difíceis e com a sua prancha de confiança, terá grande sucesso quando for dropar ondas perfeitas. Já o surfista que tem uma prancha boa e ondas perfeitas à disposição, nem sempre se sairá bem em condições mais irregulares.

Esse é o grande trunfo dos surfistas e shapers brasileiros: temos que fazer funcionar em qualquer condição.