Oficina de Atletas

Projeto investe na base

Localizado na Riviera de São Lourenço (SP), projeto Oficina de Atletas se destaca na formação de novos talentos.

0
Formado pela Oficina de Atletas, Deivid Silva participa da etapa do Championship Tour em Saquarema.

Entre os dias 10 e 19 de maio, o Brasil receberá uma etapa do Championship Tour em Saquarema (RJ). Além da competição, o evento também oferece a oportunidade de evidenciar os locais que se destacam na formação de novos atletas, como a Associação Oficina de Atletas (AOA), que possui o Programa de Desenvolvimento do Surf, localizado na Riviera de São Lourenço (SP).

Fundado em 2011, o projeto investe nos atletas da categoria de base que se destacam no circuito regional, tiram boas notas, são educados com a família e não tem os recursos necessários para iniciar uma carreira de sucesso.

“São jovens que tem muito talento e potencial de crescimento. Só faltava a oportunidade”, explica Marcus Vinicius Simão, Coordenador Geral do AOA. “Eles recebem toda a estrutura necessária para crescerem na vida, como cidadãos, e no esporte, como atletas. Para isso recebem treinamentos técnicos, preparação física, acompanhamento médico, odontológico e psicológico”.

“O projeto Oficina de Atletas é muito bom para o meu filho. Agora ele é mais comprometido com as aulas e com o surfe”, declara Lidiomarques Duarte, pai do jovem surfista Daniel Duarte. “Desde que entrou para o projeto, sua evolução, como pessoa e atleta, tem sido muito grande”.

Atualmente, o Programa de Desenvolvimento do Surf conta com o apoio da empresa de Planejamento Urbano SOBLOCO, que ajuda o projeto a manter 12 jovens, entre crianças e adolescentes, sendo duas meninas. “Um dos nossos objetivos no Programa é aumentar a presença feminina no esporte, que ainda é pequena”, afirma Simão.

Todo esse empenho já trouxe frutos. O surfista Deivid Silva é o terceiro colocado no ranking da divisão de acesso ao CT e está cada vez mais próximo de fazer parte da elite do surfe mundial. Além disso, Deivid participa do Oi Rio Pro, etapa do CT, em Saquarema. O jovem Daniel Duarte, de 11 anos, também segue o mesmo caminho, sendo o atual campeão paulista na categoria.

E outros jovens atletas já se preparam para mais um desafio: a primeira etapa do Hang Loose Surf Attack, em Ubatuba, entre 18 e 20 de maio. O torneio, apesar de ser realizado no Estado de São Paulo, reúne atletas nacionais e internacionais, sendo um dos mais importantes do País.