Som das ondas e asfalto

MusicBoard apresenta uma nova versão do Lap Steel, instrumento clássico da música havaiana.

0
Antero Almeida / @anteroalmeidaphoto

Um clássico da música havaiana e blues com pegada do skate no visual.

Essa é daquelas histórias que começam por um motivo e acabam em outro, ainda melhor. Thales Rosa, músico e designer, é de Juiz de Fora (MG) e mora em Aracaju (SE). Ele sempre foi ligado ao surfe, skate e, claro, música. O também músico e luthier Corellio Rosa, seu brother, produzia Lap Steel, tradicional. As pessoas adoravam o som desse instrumento, o timbre, mas se assustavam com o preço.

Para quem não sabe Lap Steel é a tradicional guitarra havaiana. Uma tábua com seis cordas. O diferencial, além da sonoridade, é que você toca sentado, com um Tone Bar/Slide, peça de aço que deixa o seu som bem característico da música havaiana e Blues.

Você pode não conhecê-la, ou melhor, achar que não conhece, mas grandes nomes da música como Beatles, Pink Floyd, Ben Harper, John Butler Trio eternizaram e ainda perpetuam esse instrumento.

Antero Almeida / @anteroalmeidaphoto

Transformar shape de skate em Lap Steel baixou o custo sem perder a funcionalidade do instrumento.

“O Corellio já construía Lap Steel para vários artistas de peso. Minha marca de skate, Wesoul, sempre esteve ligada à paixão incondicional pela música e design. Desenvolvemos, por exemplo, produtos como handplanes, para o Homem Peixe. Nesse meio tempo fizemos um EP com trilhas de skate e surfe, com um Lap sempre presente. Algumas músicas foram parar em programas do Canal Off. A coisa foi evoluindo e demos uma desacelerada na marca de skate. Voltei a tocar”, explicou Thales.

“Daí, ao ver um garoto de rua tocando uma Lap Steel com shape de skate, bem artesanal, surgiu a ideia de fazermos um instrumento bacana, daquela maneira, com shape de skate. O shape tinha o formato ideal para uma Lap Steel, afinal, ele encaixa perfeitamente nas pernas”. complementou Thales.

Antero Almeida / @anteroalmeidaphoto

Instrumento e peça de arte. Um bom caminho para o Lap Steel criado no Brasil.

Foi assim que começou o projeto. Após estudos, testes e vários protótipos, desenvolveram a MusicBoard, que não só carrega a alta qualidade de um grande instrumento musical como também se torna uma peça de arte.

O Lap Steel é um instrumento pouco difundido no Brasil e o propósito da marca é divulga-lo ao máximo, com um ótimo custo-benefício, para fazer o maior número de músicos ou aprendizes tocarem sua MusicBoard. A qualidade vem se desenvolvendo cada vez mais, com parcerias, como com os captadores da Malagoli, para dar uma incrementada.

Em 2017, o projeto começou a tomar uma proporção maior com a chegada de Toninho Garcez, publicitário, baterista e grande amante da música. Com o Power Trio formado, eles estão conseguindo uma visibilidade nacional com grandes músicos, utilizando suas MusicBoards em shows e gravações de estúdio, como Evandro Mesquita, Wilson Sideral e Doca Rolim, sideman do Skank e Samuel Rosa e também, o estúdio Sonastério de Minas.

Legenda vídeo: Acho que Hendrix gostaria desse instrumento.

Em setembro de 2018, eles vão expor em duas feiras em São Paulo, a primeira é a Music Show Experience de 13 a 16 e na URB 360, feira focada no mercado nacional e internacional do skate nos dias 29 e 30. Creio que poderemos vê-los também na The Board Trader Show 2018.