Barca para elas

Garotas montam o roteiro

Formada em turismo e coach de surfe, Bruna Queiroz fala sobre a procura por barcas exclusivas para garotas.

0
Altamente relacionada ao universo masculino, surf trips para mulheres vêm ganhando cada vez mais espaço.

O número de praticantes de surfe no Brasil não para de crescer. Basta frequentar qualquer praia do nosso litoral para notar que cada vez mais pessoas estão adotando esse esporte como um lifestyle.

Afinal, surfar é muito mais do que subir em uma prancha e dropar uma onda. O surfe é um estilo de vida, no qual a conexão e o respeito à natureza estão no centro de tudo. Além disso, quem surfa também costuma ter um espírito desbravador, sempre buscando viajar para conhecer novos lugares com ondas perfeitas.

Essa atividade física, antes altamente relacionada ao universo masculino, explodiu há alguns anos entre as mulheres. E quem pensa que elas querem surfar sempre as mesmas ondas, está totalmente enganado.

A prova disso é o sucesso da Barca da Bruna Queiroz, projeto pioneiro no Brasil em organizar viagens internacionais de surfe exclusivamente para elas. A BBQ Only Girls sempre acreditou no seu sonho de transmitir a outras meninas a felicidade que o surfe proporciona.

Começamos em 2012 e, no início, tínhamos uma média de cinco viagens anuais, mas só em janeiro deste ano, já temos cinco grupos fechados para El Salvador, Costa Rica e Nicarágua. E essa é só a agenda do primeiro semestre. Temos novidades para 2018, como o lançamento das trips para outros continentes.

Inclusive vimos o recente aparecimento de outras organizadoras de surf trips para mulheres como a confirmação do crescimento e consolidação do mercado do surfe feminino no Brasil, que sofre há anos com a falta de investimento.

As meninas que vão para as viagens têm vidas e idades bem diferentes umas das outras. São profissões distintas, mas com o amor pelo surfe em comum. Elas são médicas, executivas, policiais, biólogas, estudantes e até atrizes, como Danielle Suzuki.

Dani participou da última BBQ Only Girls de 2017 e foi para a Nicarágua melhorar sua técnica com dicas de coach e imagens de todas as quedas – tudo registrado pelas lentes da Moana Filmes.

Outros dados demonstram a variedade do perfil das surfistas. Um mapeamento feito pela BBQ Only Girls mostra que mulheres de todas as idades buscam surfar ondas perfeitas em lugares paradisíacos. Entre as mais de 100 surfistas que já participaram de alguma surf trip do projeto, 15% tem de 15 a 20 anos, 28% de 21 a 30, 48% tem idade entre 31 e 40 anos, 6% de 41 a 50 anos e 3% estão acima dos 51 anos.

A maioria (75%) surfa de pranchinha, mas também temos 11% que pegam onda de longboard, 10% de bodyboard, 3% de stand up e 1% com funboard.

Outro dado interessante é que não importa o nível de habilidade das meninas, todas querem participar da barca. De acordo com a pesquisa, entre as surfistas que já viajaram, 29% são iniciantes, 28% são consideradas com nível intermediário, 42% são avançadas no surfe e 1% são surfistas profissionais.

O objetivo da BBQ Only Girls é continuar incentivando cada vez mais meninas a se apaixonarem pelo surfe e pelo que ele representa, como o respeito e preservação ao meio ambiente, compartilhando valores e momentos inesquecíveis entre amigas, sempre na busca da onda dos sonhos mundo afora.

Para saber mais sobre as barcas organizadas por Bruna Queiroz, acesse o site BBQ Only Girls.