Duelo marcado na Joaca

Principais associações do surfe catarinense competem entre si neste final de semana (23 e 24) na praia da Joaquina, Florianópolis (SC).

0
Joaquina recebe surfistas de todo o litoral catarinense neste final de semana.

Mal terminou as emoções do Circuito OP ASJ 2019 e a praia da Joaquina, Florianópolis (SC), já se prepara para mais um grande evento neste fim de semana (23 e 24).

As principais associações do surfe catarinense estarão presentes em mais uma disputa do Santa Catarina Interassociações. No ano passado, a equipe da ASJ (Joaquina) foi campeã na praia de Mariscal, em Bombinhas (SC), e defende o título em casa.

A dinâmica do evento segue os mesmos padrões adotados pelo circuito brasileiro amador e pela ISA World Surfing Games, Mundial da categoria. “É uma forma de ajudar na estruturação das associações atuantes do estado, já que exige um trabalho de organização por parte dos dirigentes para participar de um evento desse porte”, declara Reiginaldo Ferreira, presidente da Fecasurf (Federação Catarinense de Surf).

A competição proporciona uma experiência diferente aos atletas, acostumados a disputar os campeonatos convencionais nos finais de semana. “Além de buscar o desenvolvimento do surf catarinense, serve como intercâmbio entre as associações de todo Estado. É uma troca de experiências e interação nesse processo de evolução do nosso esporte em Santa Catarina”, declara Cristiano Melo, presidente da ASJ e promotor do Interassociações 2019.

Regras e pontuação por equipes

A disputa é formada por equipes compostas por 13 atletas representando suas associações, divididos por categorias. Cada equipe acumulará pontos para seu time, de acordo com as regras da competição:

1 – As equipes que se inscreverem completas já começam a prova com 10 pontos de bonificação;

2 – As equipes que se apresentarem no evento com as bandeiras de sua cidade e sua associação terão 10 pontos de bonificação; (é obrigatório a cada entidade se apresentar com a bandeira do município, mesmo que a cidade contemple mais entidades);

3 – As equipes que se apresentarem uniformizadas (exigência mínima é camiseta com logotipo da associação e federação) na cerimônia de abertura do Santa Catarina Interassociações 2019, durante a execução do hino nacional, receberão 10 pontos de bonificação;

Cartaz do Santa Catarina Interassociações 2019.

4 – Ao final do evento, a soma da pontuação de todas as colocações dos atletas será adicionada à pontuação por quesitos esportivos e determinará a associação campeã da competição. Em caso de empate, o campeão será definido através do ranking do ano anterior.

5 – As equipes deverão trazer um recipiente com areia de sua respectiva praia, para a tradicional Cerimônia de Confraternização das Areias, unindo todas as participantes da competição. Sugere-se um recipiente estilizado para produção de material de divulgação para sair nas mídias.

6 – Os atletas da categoria Adaptados pontuarão normalmente, e também podem ser inscritos independente de ser da associação ou região.

7 – Cada associação poderá inscrever até dois atletas profissionais em suas equipes, desde que não estejam na mesma categoria.

Inscrições para o Santa Catarina Interassociações 2019

Até o momento 11 associações confirmaram presença no campeonato neste final de semana. As inscrições para o Santa Catarina Interassociações 2019 estão abertas, com o valor de R$ 1 mil reais por equipe, e R$ 120,00 por atleta.

Elas devem ser feitas diretamente com a Fecasurf através de depósito bancário na conta do Banco do Brasil | Agência 5201-9 | Conta Corrente: 844759-4 | CNPJ: 80.151.459/0001-25. Os comprovantes de depósito das inscrições deverão ser enviados para o e-mail fecasurf@fecasurf.com.br.

As inscrições feitas na praia somente garantirão a participação do atleta, caso haja vaga disponível no cronograma. As categorias em jogo são: Open, Júnior, Mirim, Infantil, Iniciantes, Master, Feminino, Longboard e Surf Adaptado.

Prevenção ao câncer de próstata na Joaca

O Santa Catarina Interassociações 2019 faz parte do Novembro Azul, projeto engajado na luta contra o câncer de próstata. A comunicação visual do campeonato (lonagem do palanque, lycras dos atletas, camisas, etc.) receberá um laço azul como símbolo da prevenção a essa doença que mata milhares de pessoas por ano.

Silverbay apresenta Santa Catarina Interassociaçoes 2019 tem patrocínio da Prefeitura Municipal de Florianópolis e Secretaria de Esporte, Cultura, e Juventude e Fico. Apoio: Cris Hotel, Restaurante A Toa na Joa e Pedra Careca. Divulgação: Waves, Rádio Jovem Pan Florianópolis e Prime.Press07 Assessoria & Comunicação. Realização: ASJ (Associação de Surf da Joaquina) Supervisão Técnica: Fecasurf.

Galeria de campeãs

2008 – Campeã: ASBC (Balneário Camboriú) / Vice-Campeã: ASI (Imbituba)
2009 – Campeã: ASBC (Balneário Camboriú) / Vice-Campeã: ASBM (Barra/Moçambique)
2013 – Campeã: ASBC (Balneário Camboriú) / Vice-Campeã: ASPI (Praias de Itajaí)
2014 – Campeã: ASI (Imbituba) / Vice-Campeã: ASBC (Balneário Camboriú)
2015 – Campeã: ASJ (Joaquina) / Vice-Campeã: AFS (São Francisco do Sul)
2016 – Campeã: ASB (Barra do Sul) / Vice-Campeã: ASJ (Joaquina)
2017 – Campeã: ASBC (Balneário Camboriú) / Vice-Campeã: ASI (Imbituba)
2018 – Campeã: ASJ (Joaquina) / Vice-Campeã: AIS (Itapoá)