Dia cheio no Estaleirinho

Troféu Brasil de Bodyboarding tem início em ondas de meio metro na Praia do Estaleirinho, em Balneário Camboriú (SC); Lucio Santana arranca o maior somatório do dia.

0
Lucio Santana arrancou o maior somatório do dia.

O Circuito Brasileiro de Bodyboarding começou oficialmente nesta quinta-feira, com a abertura do Troféu Brasil na Praia do Estaleirinho, em Balneário Camboriú (SC).

Como previsto, a organização aproveitou as ondas de meio metro e boa formação para adiantar o campeonato o máximo possível, uma vez que a previsão é para que as condições baixem para sexta. Dessa forma, o dia foi cheio com boas disputas e alguns destaques ao longo das quase dez horas de competição.

Na categoria Profissional Masculino, rolaram duas fases, sendo definidos os oito classificados para o round 3. Os atletas que passaram pelo primeiro dia de competições juntam-se aos 16 tops pré-classificados, onde serão divididos em oito baterias com três atletas em cada disputa.

Entre os atletas que avançaram nesta quinta está o atual bicampeão catarinense Darlan Vieira. Competindo pela primeira vez no Circuito Brasileiro, o atleta da casa mostrou bom conhecimento do pico passando duas baterias.

“O segredo nessas condições é saber escolher bem as ondas e pegar as maiores. Estou contente por ter avançado para o round 3 e agora é manter o foco no campeonato”, comentou Darlan logo depois de passar sua segunda bateria do dia.

Destaque também para o carioca Lucio Santana, dono do maior somatório do primeiro dia entre os profissionais, com 15,75 pontos em suas duas melhores ondas do primeiro round.

A organização aproveitou as ondas de meio metro e boa formação para adiantar o campeonato o máximo possível.

O carioca avançou nas duas fases e agora faz parte do grupo que segue na briga pelo título. Completaram o grupo de classificados para o round 3, os atletas Israel Eduardo, Eduardo Augusto, Emanuel Poffal, Adejaldo Silva, André de Souza e Marcelo Barros.

Na Pro Feminino, quatro baterias definiram oito classificadas que passam para o round 2, onde já se encontram as top 4 do ano passado. A catarinense Liege Laurentino foi uma das melhores desse primeiro dia, avançando com um bom somatório.

“Eu já sabia que seria uma bateria difícil. Achei uma onda boa logo no início e consegui manter a liderança durante toda a disputa”, disse a atleta. Assim como Liege, avançaram para o round 2 Francis Aoto, Priscilla Medeiros, Joselani Amorim, Priscilla Lemos, Nicole Calheiros, Dalete Mousinho e Maíra Viana.

O Estaleirinho proporcionou alguns bons momentos pela manhã.

Entre os amadores, boas disputas marcaram as categorias Open e Sub-18, ambas no Masculino. Atual campeão brasileiro nas duas categorias, Luan Tavares foi o destaque desse primeiro dia garantindo vaga na semifinais. Tanto na Open quanto na Sub-18, foram definidos os oito semifinalistas da competição.

Para essa sexta-feira (13), a previsão é de que o campeonato seja interrompido devido às condições e as disputas devem retornar no sábado, quando está previsto uma melhora considerável do mar.

Tops estreiam no sábado

A estreia dos tops, tanto na categoria Profissional Masculino quanto Feminino deve ocorrer somente no sábado. Estão escalados os seguintes atletas: Lucas Rodrigues, Israel Salas, Eder Luciano, Marcos Boeno, Diego Gomes, Uri Valadão, Gabriel Braga, Lucas Nogueira, Fernando Gomes, Guilherme Mesquita, Luis Villar, Rafael Paes, Valdomiro Mirinho, Felipe Lima, Sócrates Santana e Giovane Ferreira, entre os homens, e Maylla Venturin, Gutya Borges, Neymara Carvalho e Patricia Setúbal entre as mulheres.