Arte em Maui

Hilton Alves celebra a chegada das baleias jubarte no Havaí com dois grandes murais no aquário marinho Maui Ocean Center.

0
Arte de Hilton Alves é destaque no famoso aquário marinho Maui Ocean Center.

Na costa norte de Oahu, a tranquila cidade de Kahuku é definida pela beleza natural do Havaí e pela fusão das culturas locais.

Alinhada entre as dramáticas montanhas Ko’olau e destinos de surfe com classe mundial, é o lar de uma pequena comunidade que desfruta da vida simples longe da agitação dos centros urbanos, com um indivíduo que tem o talento de transformar as paisagens marinhas do Havaí em obras de arte.

Nascido em Santos (SP), Hilton Alves cresceu para se tornar um waterman, líder comunitário e pintor habilidoso. Ele sempre foi inspirado pela beleza dos oceanos, expressando sua criatividade através de meios de arte, incluindo murais de grande escala.

Em 2013, Hilton começou sua busca global para pintar “101 Perfect Waves” em Kalihi, Oahu, onde ele pintou o maior mural de onda do mundo como início de sua jornada. Hilton não é estranho a Maui, já que seu terceiro mural de onda perfeita foi pintado em Lower Main Street, Wailuku.

Artista foi convocado para criar dois murais de baleias no local.

Enquanto os meses de inverno em Maui são notórios por gerar as grandes ondas que Hilton retrata em suas artes, também traz um dos visitantes mais esperados do Havaí: as baleias jubarte.

Baleia jubarte não é um assunto estranho para Hilton, já que o próprio artista as estudou anos atrás, em Abrolhos, na Bahia. E toda essa experiência foi retratada em um novo mural no famoso aquário marinho Maui Ocean Center.

Desde que o Maui Ocean Center se aproxima da abertura oficial de seu grandioso projeto, o Humpbacks of Hawaii Exhibit & 3D Sphere, o artista foi convocado para criar dois murais de baleias no local.

O primeiro mural foi a revitalização de uma área muito visitada no Maui Ocean Center. Trabalhando com o designer internacional, Chris Masterson, a ideia era uma imagem de uma baleia jubarte acompanhando seu filhote, um símbolo icônico da migração da baleia-jubarte para o Havaí.

Usando apenas uma imagem como referência, Hilton esboçou rapidamente a baleia na parede, sem o uso de projetores ou qualquer outra técnica. Após pintar o mural, o aquário incluiu no local, uma estátua de um filhote de baleia jubarte, adicionando um efeito 3D.

No interior do novo salão de exposições das baleias jubartes do Havaí, Hilton recebeu a tarefa de desafiar a si próprio ao longo de uma parede em formato de esfera 3D. O desafio não era apenas pintar uma imagem em tamanho real em uma parede de 54 pés mas também pintar a imagem sem conseguir enxergar o outro lado do local.

E em uma semana de trabalho, a experiência aquática de Hilton se transformou em duas incríveis obras de arte.