Baía de Lituya

Maior onda já registrada

Canal You Won't Believe This! traz informações da maior onda já registrada. Com 91,4 metros de altura, fenômeno foi documentado em 1958 na Baía de Lituya, Alaska (EUA).

0

O canal You Won’t Believe This! publicou um vídeo que traz informações da maior onda já registrada. Em 9 de julho de 1958, às 22h15, um terremoto de magnitude 7.8 causou um deslizamento de rochas de cerca de 40 milhões de jardas cúbicas (cerca de 30,5 milhões de metros cúbicos) na enseada de Gilbert, na Baía de Lituya, Alaska (EUA).

De acordo com o You Won’t Believe This!, o fenômeno da natureza foi documentado quando um terremoto desencadeou uma série de eventos que resultaram em um mega tsunami. Livros de história e ciência consideraram esse o maior tsunami dos tempos modernos.

Rochas, geleiras e outros detritos caíram de uma altitude de aproximadamente 914,4 metros e as consequências foram brutais. O evento resultou na maior onda da história.

O mega tsunami media 91,4 metros de altura, mas a onda seguinte tornou-se muito maior. À medida que a gigantesca montanha de água viajava por toda a extensão da Baía de Lituya, atingiu um pico de 524,2 metros perto da enseada Gilbert, depois destruiu tudo ao seu redor.

Veja mais vídeos no canal You Won’t Believe This!.