Vovôs entram na onda

Moradores com mais de 50 anos participam de aulas de surfe gratuitas na Baixada Santista (SP).

0
Aulas acontecem todas as terças-feiras na Escola Radical de Surf.

A partir de agora, os moradores da Baixada Santista (SP) com mais de 50 anos têm a oportunidade de fazer aulas de surfe gratuitas. O projeto, com lema “Porque a vida não para”, é resultado de um acordo de cooperação entre a Blue Med Saúde e a Prefeitura de Santos.

Neste mês de novembro, a empresa vai representar o município no evento World Surf Cities Network, na Espanha, com a proposta de mostrar os resultados da iniciativa.

As aulas, com foco em uma equipe de surfe sênior, acontecem todas as terças-feiras, das 8:30 às 10 horas, na Escola Radical de Surf, no Posto 2, em Santos. O projeto começou no dia 9 de outubro e atualmente já conta com 45 alunos matriculados. O idealizador da ação, representante de Santos no evento internacional e ainda coordenador da Escola, Cisco Arana, explicou que o projeto vai muito além do esporte.

“É pioneirismo da Blue Med Saúde e da cidade. É uma projeção única no mundo. Todo o equipamento é novo e ainda temos até dez professores por aula. Todos os profissionais visam trabalhar de acordo com o corpo de cada aluno e com as dificuldades, não só físicas como psicológicas. É possível promover a prática por diversão para melhorar o estado emocional e, a partir disso, garantir bem-estar e saúde”, conta Araña.

Com a Parceria Público-Privada, essa iniciativa servirá como referência aos 10 países que estarão presentes no World Surf Cities Network no próximo mês. O encontro será realizado de 21 a 23 de novembro em San Sebastian, na Espanha, e tem como objetivo fomentar o desenvolvimento da indústria do surfe, além de promover uma rede de cooperação para discutir questões como a inclusão social no esporte.

Parceria entre público e privado possibilita ação inédita.

Responsável pelo marketing da Blue Med Saúde, Rodrigo Righetti enfatizou a importância de mostrar para o mundo que é possível mudar a vida de muitas pessoas por meio da iniciativa privada e, em especial, do surfe.

“Sabemos que a população idosa tende a crescer drasticamente no mundo e nem sempre estes idosos possuem uma boa disposição, devido à uma vida sedentária. Queremos promover a prática de um esporte altamente benéfico e inusitado e, claramente, posicionar a Blue Med Saúde como precursora desta iniciativa, afinal, é primeira vez na história que uma marca que não é do segmento de surfe apoia a prática do esporte para pessoas com mais idade”.

O prefeito, Paulo Alexandre Barbosa, comemorou o potencial dessa iniciativa para uma cidade como Santos que naturalmente já respira qualidade de vida com a praia entre as opções de lazer.

“É uma ação inédita que estimula sair do sedentarismo, o meio ambiente e envolvimento social com os idosos. Também estamos mostrando que o surfe não é apenas para jovens, mas pode ser a porta de entrada para uma nova vida. É fundamental expandir todo o trabalho bem-sucedido. Contudo, este crescimento será natural e irá ocorrer conforme o aumento da demanda de novos alunos”.

Informações sobre aulas e inscrições As aulas acontecem às terças-feiras, das 8:30 às 10 horas. Os interessados podem se inscrever diretamente na Escola Radical de Surf, localizada na avenida Presidente Wilson, s/n, no bairro Pompeia, no Posto 2, em Santos.

O expediente no local é de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h30. É necessário levar atestado médico simples, foto 3×4, xerox de um documento com foto e comprovante de residência.