Portugal em pauta

Um dos maiores eventos sobre Portugal já realizados no Brasil, Portugal 360 traz Tulio Brandão, Carlos Burle e Frederico Morais em debate sobre o surfe no Rio de Janeiro (RJ).

0
Todos os anos, o surfe leva milhares de turistas a Peniche, palco português do Championship Tour.

Colunista do Waves, o jornalista Tulio Brandão é um dos palestrantes na Portugal 360, um dos maiores eventos sobre Portugal já realizados no Brasil. O encontro é gratuito e acontece na Cidade das Artes, Rio de Janeiro (RJ), entre os dias 17 e 20 de maio.

Durante quatro dias, serão realizadas palestras, workshops, cursos e outras atividades como cultura, gastronomia, turismo, negócios, esporte, educação e lazer.

No sábado (19), das 16 às 17:30 horas, o surfe entra em cena com o debate Portugal no Mapa Mundial do Surf (clique aqui para se inscrever). Os convidados especiais são Tulio Brandão, o big rider Carlos Burle, o Top português Frederico Morais e o empresário Frederico Teixeira, da Ocean Events.

O objetivo do evento é trazer para o mercado brasileiro uma nova visão de Portugal, desconstruindo a imagem tradicional e apresentando um país genuíno, autêntico, diversificado e moderno. A iniciativa conta com a parceria do Consulado Português no Rio de janeiro, Turismo de Portugal, Instituto Camões e Câmara de Comércio Portuguesa no Rio de Janeiro.

Carlos Burle em ação na Praia do Norte, em Nazaré: big rider brasileiro é um dos palestrantes da Portugal 360.

A abertura do evento, na manhã de dia 17 de maio, se dará em uma cerimônia solene e contará com a presença de autoridades do Brasil e Portugal, além de empresários e formadores de opinião. A partir daí o público será brindado com uma série de atividades que proporcionarão uma verdadeira imersão no universo português.

O evento irá promover uma exposição em que os visitantes poderão passear por uma experiência completa portuguesa, seja conhecendo novos destinos de viagens em Portugal, programas de ensino das universidades portuguesas e muito entretenimento para todos os públicos, desde crianças até idosos.

Também fazem parte da programação palestras sobre empreendedorismo, setor imobiliário, turismo, casamentos e arquitetura em Portugal. No âmbito da gastronomia, serão oferecidos workshops de culinária, vinhos e azeites, além de um show cooking e um pop up de gastronomia, promovendo o intercâmbio entre chefes portugueses e brasileiros.

O evento vai receber o Bordalo II, um dos principais ícones da arte urbana contemporânea, que faz esculturas por todo o mundo a partir do lixo e de materiais descartados. O fado, marca registrada da cultura portuguesa, também estará presente com o habitual festival, que regressa ao Rio. Para dar muita gargalhada em português, o Portugal 360 recebe ainda um dos maiores eventos do ano dedicado ao humor na língua de Camões, o 1º Festival Luso-Brasileiro de Comédia.

Nazaré tornou-se referência do big surf mundial.

Um dos objetivos do evento é mostrar o porquê Portugal foi eleito o melhor destino turístico do mundo pelo World Travel Awards, o Oscar do turismo mundial, formando no imaginário do público brasileiro uma imagem mais inovadora.

“Temos recebido cada vez mais brasileiros em Portugal, seja para estudar, fazer turismo ou residir com suas famílias e eventos como esse só tendem a aumentar esse número, além de apresentar um país que não perdeu suas raízes e tradições, mas tornou-se referência em modernidade”, afirma o Cônsul de Portugal, Jaime Leitão.

“Ficamos muito satisfeitos com o convite da Cidade das Artes para usar aquele magnifico espaço cultural como mostra do nosso país, para nós, é uma iniciativa muito gratificante. Vão ser quatro dias de trocas de experiências em diversas áreas e de esclarecimentos para quem quer saber mais sobre Portugal. Vamos mostrar uma cultura moderna e saborear bons vinhos e pratos portugueses”, conclui.

A cidade escolhida não poderia ser mais sugestiva, uma vez que o Rio de Janeiro possui ligações históricas com Portugal, sobretudo após a chegada da Família Real, em 1808. Até hoje, a cidade maravilhosa possui uma das maiores comunidades lusas fora de Portugal.

As ondas perfeitas de Supertubos.

“Sediar este evento faz parte de uma ampla política cultural implementada pela Secretaria Municipal de Cultura, a qual a Cidade das Artes é vinculada. Trabalhamos com o conceito de inclusão e diversidade. Trazer uma cultura tão próxima à nossa, como a portuguesa, e, ao mesmo tempo, expor aspectos ainda um pouco desconhecidos daquele país pelos brasileiros faz parte deste conceito. É uma honra receber o Portugal 360 e ajudar a aproximar ainda mais o Brasil de Portugal”, diz o presidente da Fundação Cidade das Artes, André Marini.

Para mais informações, acesse o site Portugal 360.

Serviço

Portugal no Mapa Mundial do Surf
Data: 19/05/2018
Horário: 16h00 – 17h30
Sala: Ensaio 1
Palestrantes: Carlos Burle, Frederico Morais, Tulio Brandão e Frederico Teixeira