Projeto Coral-Sol

Conservação em pauta

Projeto Coral-Sol promove oficinas sobre consciência ambiental para alunos da rede pública de Búzios (RJ).

0
Atividade sensibiliza os jovens sobre a conservação marinha e os problemas causados pelo coral invasor Tubastraea spp no litoral brasileiro.

O Projeto Coral-Sol, do BrBio (Instituto Brasileiro de Biodiversidade), promove nesta quarta-feira (4) a Oficina Coletivo Jovem Coral-Sol, em Armação dos Búzios (RJ). A proposta é oferecer atividades para sensibilizar os jovens sobre a conservação marinha.

O público-alvo é formado por estudantes e professores do Ensino Médio do Colégio Municipal Paulo Freire. Ao todo, serão realizadas quatros oficinas gratuitas para construção dos projetos, com uma apresentação final.

“Vamos mostrar que os jovens podem ser protagonistas em ações de conservação marinha dessa região extremamente importante para o nosso Estado. As oficinas servirão como espaço de construção e reflexão sobre a consciência ambiental”, destaca Simone Oigman Pszczol, diretora do BrBio e coordenadora geral do Projeto Coral-Sol.

Entre os dias 2 a 8 de julho, a equipe de pesquisa do BrBio retoma a campanha de Monitoramento do Coral-Sol em Búzios. O monitoramento do coral-sol possibilita mapear os locais e a frequência em que ocorrem, bem como conhecer o efeito do coral invasor Tubastraea spp em nosso litoral e sobre a fauna e flora marinha das regiões atingidas.

“As oficinas têm como objetivo auxiliar na construção de novas práticas pedagógicas voltadas para a sensibilização ambiental. Além disso, o BrBio busca aproximar, através da articulação entre professores e alunos, a busca de um único objetivo, tornar essas pessoas em agentes multiplicadores do conhecimento ambiental na região em que vivem”, afirma Elianne Omena, coordenadora do Projeto Coral-Sol.

O Projeto Coral-Sol conta com o apoio de recursos recorrentes do Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta firmado pela Chevron Brasil com o Ministério Público Federal com implementação do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – FUNBIO.

Sobre o Projeto Coral-Sol O Projeto Coral-Sol nasceu em 2006 para enfrentar o crescente problema do coral-sol na costa brasileira. Sua missão é conservar a biodiversidade marinha brasileira através do controle do coral-sol, minimizando os seus impactos ambientais e socioeconômicos, promovendo a recuperação dos ecossistemas marinhos e a sustentabilidade ecológica, econômica e social das regiões afetadas.

O Projeto Coral-Sol (PCS) é pioneiro no combate da bioinvasão marinha no Brasil. Possui parceria com as universidades, instituições governamentais públicas federais, estaduais, municipais, iniciativas privadas e a sociedade civil.