Baleia encontrada morta

Baleia cachalote é encontrada morta em praia do oeste da Escócia com 100 kg de detritos como plásticos e redes de pesca no estômago.

0
Divulgação / SMASS
Cachalote de 20 toneladas encalha em praia do oeste da Escócia.

Uma baleia da espécie cachalote foi encontrada morta no último final de semana em uma praia do oeste da Escócia com cerca de 100 kg de detritos como plásticos e redes de pesca alocados em seu estômago.

O animal de 20 toneladas encalhou na praia de Seilebost, ilha de Harris, e foi encontrado por moradores locais. A autópsia não revelou se a ingestão do lixo foi a responsável pelo encalhe, mas pode ter sido um dos fatores determinantes para sua morte.

No ano passado, uma baleia da mesma espécie foi encontrada morta na Indonésia com 6 kg de plástico no estômago.

“Essa quantidade de plástico no estômago é assustadora, deve ter comprometido a digestão do animal e serve para mostrar, mais uma vez, os perigos que o lixo e as redes de pesca perdidas ou descartadas podem causar à vida marinha”, afirma o comunicado da Scottish Marine Animal Stranding Scheme (SMASS), responsável pela autópsia da baleia.

Talvez também seja um bom exemplo de que esse é um problema global causado por toda uma série de atividades humanas”, completa a instituição, que contou com a ajuda dos moradores para enterrar o animal na areia.