Longboard Tour

WSL fortalece os pranchões

Com etapas na Austrália, Espanha, EUA e Taiwan, WSL reestrutura circuito mundial de longboard.

0
Taiwan recebe etapa da elite mundial pelo terceiro ano seguido.

A WSL anunciou na última semana uma série de ações que visam fortalecer o Circuito Mundial de Longboard. Com quatro etapas confirmadas para 2019, a entidade também nomeou o californiano Devon Howard como novo diretor do reestruturado Longboard Tour.

Uma das novidades, o evento de abertura acontece entre os dias 7 e 10 de março no icônico point break de Noosa, Austrália. Depois, a elite mundial dos pranchões desembarca em agosto na Galícia, Espanha, e também passa por Nova Iorque em setembro. A temporada será encerrada novamente no Taiwan, em data ainda a ser definida.

“Este é um grande passo para a WSL aumentar a visibilidade do surfe profissional de longboard, que possui décadas de história, além de coroar os campeões mundiais desde 1986”, comenta Howard, ex-competidor que ganhou notoriedade nos anos 90 e início dos anos 2000 por aparições em alguns filmes que capturaram a essência do longboard.

“As adições de eventos em Noosa, Galícia e Nova Iorque trarão uma empolgante corrida pelo título em quatro regiões distintas e que são adequadas para o estilo do longboard”, completa o local de San Diego, que ainda foi editor da Longboard Magazine e contribuidor do renomado The Surfer’s Journal.

Cada evento do Longboard Tour distribuirá 6.000 pontos para os campeões no ranking do World Longboard Championship e terá premiação de US$ 60 mil, divididos igualmente entre as categorias feminina e masculina.

Devon Howard é o novo diretor do reestruturado Longboard Tour.© WSL / Martin
Devon Howard é o novo diretor do reestruturado Longboard Tour.

“Estamos muito satisfeitos em dar boas-vindas a Devon Howard como nosso novo diretor do Longboard Tour. Sabemos que ele é essencial neste novo caminho de construção e crescimento da nossa plataforma de longboard”, diz Sophie Goldschmidt, CEO da entidade.

“O Longboard Tour é uma expansão empolgante dos nossos eventos de longboard e do Longboard World Championship, enquanto buscamos desenvolver ainda mais essa importante modalidade”, completa Sophie.

Pelo terceiro ano seguido, o Taiwan Open World Longboard Championships fechará o calendário do Tour.

O evento ainda não tem data definida, mas distribuirá 10.000 pontos no ranking e o dobro de premiação para cada categoria. Serão 24 mulheres e 24 homens convidados, compostos pelos oito melhores do ranking de 2018, os 12 melhores em 2019, além de quatro wildcards.

Longboard Tour 2019

Calendário

Longboard Tour Noosa, Austrália: Março 7 – 10
Longboard Tour Galícia, Espanha: Agosto 27 – 31
Longboard Tour Nova Iorque (EUA): Setembro 6 – 12
Taiwan Open World Longboard Championships, China: data ainda a ser definida.