Circuito Medina

Interação marca etapa

Com apoio do Projeto Onda Azul, bateria especial envolve surfistas autistas na abertura do Circuito Medina de Surf, neste fim de semana (16 e 17), em Maresias.

0
Bateria especial terá 11 crianças e adolescentes com autismo.

O Circuito Medina de Surf 2018 abrirá espaço em seu cronograma para uma importante ação social. Pela primeira vez um campeonato terá uma bateria especial com surfistas autistas, do exemplar projeto Onda Azul. A atividade é uma iniciativa do Instituto Gabriel Medina (IGM) e tem caráter participativo, sem disputas, com o objetivo de promover a integração, tanto das pessoas com autismo, quanto de suas famílias.

A Bateria Onda Azul Wizard Litoral Norte terá 11 crianças e adolescentes, que foram selecionados por um concurso de desenhos sobre o tema surfe. Eles estarão com suas famílias, se sociabilizando com os atletas inscritos no torneio, que foi criado como “porta de entrada” para o IGM. Vale destacar que a iniciativa será uma demonstração e realizada caso o mar ofereça condições de segurança para os participantes.

Segundo a psicopedagoga e uma das idealizadoras do Onda Azul, Sandra Lamb, a atividade abrange dois âmbitos fundamentais ao projeto, a interação social dos autistas e familiares e também a divulgação de que a sociedade pode e deve participar. “Para os nossos surfistas, é um estímulo estarem num ambiente com mais pessoas. Ter a aceitação, a valorização num circuito tão importante, que leva o nome de um campeão mundial. Para eles, a possibilidade de serem vistos e valorizados é fundamental”, destaca.

“Também pessoas sem nenhum tipo de deficiência terem um olhar específico, com acolhimento, respeito é de grande valia para os autistas e suas famílias”, reforça Sandrinha, também citando a importância da sociedade interagir, motivada pela Bateria Onda Azul Wizard Litoral Norte. “Aprender que podemos nos aproximar, estarmos junto e nos divertirmos”, diz.

Ela lembra que o IGM já é parceiro oficial do Onda Azul e abriu suas portas para encontros, criando momentos de integração e de inclusão, através do surf. O projeto, que também tem parceria com a Prefeitura de São Sebastião, foi criado em 2015, em Florianópolis (SC) e hoje também atua em Imbituba, além de São Sebastião.

É exclusivamente oferecido para autistas porque sua metodologia foi pensada para atender às dificuldades de interação social, comunicação e disfunção sensorial. “O nosso projeto é feito por voluntários, parceiros e apoios e claro que para nós é fundamental ter pessoas e instituições conhecidas agregando valor, como será essa bateria”, comenta. “A gente só tem a agradecer ao IGM por ter essa visibilidade e dar essa atenção e poder mostrar o quanto eles são amados, o quanto podem ter espaço”, complementa.

Com três etapas, sempre realizadas nas ondas em frente ao IGM, em Maresias, o Circuito Medina de Surf 2018 tem início nestes sábado e domingo (16 e 17). A competição reunirá 104 surfistas e conta com as categorias Sub 11 Masculina, Sub 13 (Masculina e Feminina) e Sub 15 (Masculina e Feminina). Mais informações pelo e-mail [email protected].

O Circuito Medina de Surf 2018 é apresentado por Armarinhos Fernando. Realização: Instituto Gabriel Medina. Apoio: Rip Curl e Pousada Tambayba. Supervisão: Federação Paulista de Surf. Colaboração: Associação de Surf de Maresias e Prefeitura Municipal de São Sebastião, através do Departamento de Esportes Náuticos da Secretaria de Esportes.