Janela aberta no Cardoso

Com big swell no mapa, janela de espera para o Mormaii Big Wave, evento de ondas grandes na remada, é reaberta na Praia do Cardoso (SC).

0
James Thisted
Ondas precisam ultrapassar os 3 metros para o evento rolar no Cardoso.

A janela de espera para o Mormaii Big Wave, evento de ondas grandes na remada, será reaberta nesta quinta-feira (17), na Praia do Cardoso, Farol de Santa Marta, município de Laguna (SC).

O período de espera mal começou e já há um swell no mapa, dando sinal amarelo para a prova e colocando organização e atletas em estado de alerta.

O tamanho mínimo de onda exigido no Mormaii Big Wave é de 3 metros, com 13 segundos de período e direção entre sudeste e leste.

Fabio Gouveia é um dos convidados para o evento de ondas grandes na remada.

Como funciona a janela de espera

Como qualquer campeonato de ondas grandes ao redor do mundo, determina-se um período de tempo, normalmente entre quatro e nove meses.

A organização, de acordo com as previsões dos gráfico de internet, escolherá um dia específico para a realização da disputa.

Sendo assim, ao aparecer no radar uma condição semelhante, liga-se o alerta amarelo, colocando os atletas e envolvidos em estado de atenção.

Caso a ondulação se confirme, com 72 horas de antecedência é emitido o sinal verde.

A partir daí não tem mais volta, competidores de todo o mundo são acionados e começam a se deslocar para Laguna.

Bombas do Cardoso costumam dificultar a vida dos big riders.

Evento internacional de ondas grandes

O Mormaii Big Wave tem parceria da WSL, Fecasurf (Federação Catarinense de Surf), ASTFSM (Associação de Tow In do Farol de Santa Marta), ATOWINJ (Associação de Tow In de Jaguaruna) e conta com divulgação do Waves.

O campeonato possui patrocínio da Mormaii, Governo de Santa Catarina, FESPORTE e Prefeitura de Laguna. São distribuídos R$ 50 mil de premiação em dinheiro aos competidores.

A lista de convidados reúne nomes ilustres das ondas gigantes, como os brasileiros Carlos Burle, Everaldo Pato, Lucas Chumbo, Pedro Calado e Fábio Gouveia, além de atletas de renome internacional, como o lendário australiano Ross Clarke-Jones e o inglês Andrew Cotton.

Mormaii Big Wave

Lista de atletas

Carlos Burle (BRA)
Antonio Silva (POR)
Andrew Cotton (ING)
Rafel Tapia (CHI)
Coco Nogales (MEX)
Lucas Chumbo (BRA)
Diego Medina (CHI)
Lucas Silveira (BRA)
Alvaro Malpartida (PER)
Drake Hickman (HAV)
Pedro Calado (BRA)
Felipe Cesarano (BRA)
Jarryd Foster (AUS)
Rodrigo Koxa (BRA)
Cristian Merello (CHI)
Marcos Monteiro (BRA)
Lapo Coutinho (BRA)
Alex Botelho (POR)
Everaldo Pato (BRA)
Gabriel Villaran (PER)
Paulo Moura (BRA)
Mick Corbs (AUS)
Fabio Gouveia (BRA)
Ross Clarke-Jones (AUS)