Brasileiro levanta a taça

Criado nas ondas da praia do Francês (AL), Demian Borba vence final nacional do circuito norte-americano na categoria Master.

0
Demian Borba comemora o título em Oceanside, Califórnia.

No último sábado (15), o brasileiro Demian Borba, 38 anos, venceu a categoria Master da final nacional do USA Surfing Championships, o circuito norte-americano de surfe amador.

Realizado em ondas pequenas em Oceanside, Califórnia (EUA), o evento reuniu atletas que venceram os circuitos regionais e que residem em diferentes lugares dos EUA como Flórida, Havaí, Texas e Califórnia.

“A final foi muito emocionante! Consegui um 7.83 na metade da bateria e de repente o mar parou”, conta Damien, criado nas ondas da praia do Francês, Maceió (AL), e que atualmente mora em Carlsbad, cidade próxima a San Diego.

“É comum nesses swells de sul as séries demorarem mais. O segundo colocado precisava apenas de um 6.00 para virar a bateria, mas não as ondas não vieram. O mais gratificante foi ter toda a minha família vibrando na areia”, diz Demian.

View this post on Instagram

"Effort + Learning = Success" 🏄‍♂️ So grateful, beyond words 🙌 Masters 30-39 @usasurfing Champ 2019!! Thank you God @paulakedouk @familiadacalifornia @luizantonioborba @rita.borba.92 @derick.borba @sharpeyesurfboards @flp_soriano @adam_knox @wescollins.training @marcello.desales @brbreve @neutrility @oceansideboardridersclub 🙌 We did it!!! #foreverthankful 🔥🔥🔥

A post shared by Demian Borba (@demianborba) on

Para se qualificar para o evento principal, o alagoano participou de nove etapas da Western Surfing Association, o circuito mais antigo do país, vencendo as categorias Masters e Open Mens, com direito a sua primeira nota 10 em campeonatos.

Demian surfa com pranchas Sharpeye e trabalha a preparação física com Adam Knox, ex-profissional e irmão do lendário ex-Top Taylor Knox. ​

“Há três anos eu estava na mesa de cirurgia fazendo minha segunda operação no joelho para reconstruir o ligamento cruzado anterior. Só de estar na água, surfando e próximo à natureza, já é uma benção. Sou muito grato por esse ano de 2019, não sou surfista profissional, trabalho, tenho dois filhos, mas amo demais esse esporte”, completa Borba.

View this post on Instagram

Família + Praia + Surf + Churrasco = Felicidade 😍 #agradecido 🙌

A post shared by Demian Borba (@demianborba) on

Organizadora do circuito, a USA Surfing é reconhecida pelo Comitê Olímpico dos Estados Unidos (USOC) e pela Associação de Surf Internacional (ISA) como principal órgão responsável pelo esporte no país.

Além de realizar o USA Surfing Championships todos os anos, ela é responsável por selecionar o time americano que disputa o ISA Games, o Pan-Americano e os Jogos Olímpicos. A instituição já revelou atletas importantes como Kolohe Andino e Griffin Colapinto, hoje atletas da elite mundial.

Para saber mais sobre o atleta, siga o perfil @demianborba no Instagram.