Jogos Olímpicos

A lista dos aprovados

John John Florence, Jordy Smith, Kolohe Andino e Kelly Slater estão aptos a competir nas Olimpíadas. Francês Joan Duru fica de fora.

0
Apelações de Jordy Smith e John John Florence foram aceitas.WSL / Poullenot
Apelações de Jordy Smith e John John Florence foram aceitas.

A International Surfing Association (ISA) divulgou os resultados do painel criado para revisar a elegibilidade olímpica, composto por atletas que inicialmente não atenderam aos requisitos mínimos de participação estabelecidos.

Os surfistas tinham o direito de enviar apelações a um painel de revisão independente, indicado pelo Comitê Executivo da ISA, que trata exclusivamente de avaliar os requisitos de elegibilidade e nomeação de Tóquio 2020, no sistema de qualificação olímpica.

Ao analisar os recursos e considerar todos os fatores envolvidos, o painel foi autorizado a decidir se um surfista é elegível ou não para participar da modalidade olímpica de surfe nos jogos de Tóquio 2020. O painel considerou todas as circunstâncias atenuantes, não se limitando a lesões comprovadas clinicamente ou prevenção de doenças para participação em eventos de qualificação.

O painel analisou os apelos de nove surfistas para determinar a elegibilidade olímpica. Os resultados são os seguintes:

Kolohe Andino (EUA) – aceito
Johanne Defay (FRA) – aceito
Joan Duru (FRA) – negado
Leonardo Fioravanti (ITA) – aceito
John John Florence (EUA) – aceito
Lakey Peterson (EUA) – aceito
Kelly Slater (EUA) – aceita
Jordy Smith (AFR) – aceito
Nikki van Dijk (AUS) – aceito

Apesar de ter garantido o ouro para a França e vencido o último ISA World Games em El Salvador recentemente, o francês Joan Duru ficou inelegível para integrar a lista de suplentes das Olimpíadas de Tóquio, por não ter participado do ISA Games 2019 no Japão.

Na ocasião o atleta alegou uma infecção no pé, durante a etapa taitiana do Circuito Mundial da WSL, porém não apresentou nenhum laudo médico comprobatório ao comitê. A França será representada nas Olimpíadas por Jeremy Flore e Michel Bourez.

Os requisitos de elegibilidade e nomeação foram parte integrante do sistema de qualificação olímpica do surfe, que foi aprovado pelo Comitê Olímpico Internacional.

Saiba como funcionam as regras de substituição de um atleta qualificado para as Olimpíadas de Tóquio 2020, caso ele não possa competir nos Jogos.

Joan Duru foi o vencedor do Surf City El Salvador ISA World Surfing Games 2021.