Uma vez mais o Onbongo Pro Surfing terá grande importância para os surfistas brasileiros que buscam as vagas no World Championship Tour (WCT), elite mundial em 2009. A etapa de nível máximo 6 estrelas do Circuito Mundial World Qualifying Series (WQS) encerra a ?perna? sul-americana de final de ano, entre os dias 21 e 26 deste mês, na praia de Itamambuca, Ubatuba (SP), e garante ao vencedor 2.500 pontos no ranking da Association of Surfing Professionals (ASP).
Em sua sétima edição consecutiva, terceira no litoral Norte paulista, o evento distribui US$ 125 mil em premiação, sendo US$ 15 mil ao vencedor, além de definir o novo campeão sul-americano, assegura emoção dobrada e surf de primeira linha num dos melhores e mais tradicionais picos de surf do País.
Como em anos anteriores, a expectativa é de praia lotada com o público acompanhando de perto quem será o novo ?Rei da Praia?, quem usará a coroa e sentará no trono, especialmente produzidos para a premiação. O cartaz do evento já anuncia: ?Who will be the next King?? (Quem será o próximo Rei?).
Nos dois últimos anos, os brasileiros reinaram em Ubatuba, superando australianos. Em 2006, o paulistano Renan Rocha foi o campeão, ao derrotar Troy Brooks. Já no ano passado, a sensação Adriano de Souza, o Mineirinho, de Guarujá, venceu Kieren Perrow. De quebra, o paranaense Jihad Kohdr comemorou o seu ingresso no WCT com o terceiro lugar.
Em Florianópolis, onde o evento era realizado anteriormente, o Brasil também fez a festa em 2005, com a vitória do cearense Heitor Alves sobre o carioca Raoni Monteiro.
Estratégico Com a apresentação pelo quinto ano consecutivo da Nova Schin, a competição conta com uma grande estrutura nas areias de Itamambuca. Outra atração será a balada na noite do dia 25, na Areia Summer House.
?Estamos prepararando mais uma grande festa. Tudo é feito com muito carinho. Esse campeonato é estratégico para os brasileiros, porque depois os atletas vão para o Hawaii, onde as dificuldades são maiores. Aqui, eles encontram mais facilidade porque estão na nossa terra?, comenta o empresário Mauro Ribeiro, proprietário da marca Onbongo, que completa o emblemático aniversário de 20 anos de mercado e de sucesso entre os consumidores.
Ele também destaca a parceria com a Nova Schin. ?Sem dúvida é o nosso grande parceiro. Sem eles, não teríamos essa força na perna sul-americana?, elogia Mauro. ?O intuito da Onbongo ao criar este evento, o King of the Beach, foi reforçar a perna no Brasil e possibilitar que o máximo de brasileiros permaneçam, além de dar chances a novos brasileiros avançarem para a elite mundial, que é o WCT?, reforça Felipe Braun, do marketing da Onbongo.
O Onbongo Pro Surfing 2008 é apresentado por Nova Schin e tem os patrocínios de Gardel e Própainel. Co-patrocínios de Red Beach, Central Surf, Krokodiu?s, Overboard, Surftrip, Kyw, Hot Water, Gati, Ophicina, San Surf, Akami, Potência, Tent Beach, Quiver, Match Point, Surf-Xpress e Econos. Colaboração da Prefeitura Municipal de Ubatuba e Governo do Estado de SP. Apoio: Itamambuca Eco Resort, Pousada Canto de Itamambuca, Sociedade Amigos de Itamambuca (SAI) e Areia Summer House.
É uma realização da ASP South America com homologação da Association of Surfing Professionals (ASP) e parceria da Federação Paulista de Surf (FPS), Associação Ubatuba de Surf (AUS) e Confederação Brasileira de Surf (CBS). Divulgação da Sportv, Waves, 89 FM, Fluir e Blackwater.
Galeria dos campeões
2007
Praia de Itamambuca, Ubatuba (SP)
Campeão ? Adriano de Souza, o Mineirinho (BRA-SP)
2º lugar ? Kieren Perrow (AUS)
3º lugar ? Jihad Kohdr (BRA-PR)
3º lugar ? Brett Simpson (EUA)
2006
Praia de Itamambuca, Ubatuba (SP)
Campeão – Renan Rocha (BRA-SP)
2º lugar – Troy Brooks (AUS)
3º lugar ? Simão Romão (BRA-RJ)
3º lugar ? Rhys Bombaci (AUS)
2005
Praia Mole, Florianópolis (SC)
Campeão- Heitor Alves (BRA-CE)
2º lugar – Raoni Monteiro (BRA-RJ)
3º lugar – Jihad Kohdr (BRA-PR)
3º lugar – Greg Emslie (AFR)
2004
Praia Mole, Florianópolis (SC)
Campeão – Richard Lovett (AUS)
2º lugar – Raoni Monteiro (BRA-RJ)
3º lugar – Tim Reyes (EUA)
4º lugar – Neco Padaratz (BRA-SC)
2003
Praia Mole, Florinaópolis (SC)
Campeão – Patrick Beven (FRA)
2º lugar – Tom Whitaker (AUS)
3º lugar – Bruce Irons (HAV)
4º lugar -Lee Winkler (AUS)
2002
Praia Mole, Florianópolis (SC)
Campeão – Chris Davidson (AUS)
2º lugar – Richard Lovett (AUS)
3º lugar – Greg Emslie (AFR)
4º lugar – Nathan Webster (AUS)
