Onbongo Pro Surfing

Ubatuba sedia o WQS

Onbongo Pro Surfing 2008, Itamambuca, Ubatuba (SP). Foto: Reprodução.

Uma vez mais o Onbongo Pro Surfing terá grande importância para os surfistas brasileiros que buscam as vagas no World Championship Tour (WCT), elite mundial em 2009. A etapa de nível máximo 6 estrelas do Circuito Mundial World Qualifying Series (WQS) encerra a ?perna? sul-americana de final de ano, entre os dias 21 e 26 deste mês, na praia de Itamambuca, Ubatuba (SP), e garante ao vencedor 2.500 pontos no ranking da Association of Surfing Professionals (ASP).

 

Em sua sétima edição consecutiva, terceira no litoral Norte paulista, o evento distribui US$ 125 mil em premiação, sendo US$ 15 mil ao vencedor, além de definir o novo campeão sul-americano, assegura emoção dobrada e surf de primeira linha num dos melhores e mais tradicionais picos de surf do País.

 

Como em anos anteriores, a expectativa é de praia lotada com o público acompanhando de perto quem será o novo ?Rei da Praia?, quem usará a coroa e sentará no trono, especialmente produzidos para a premiação. O cartaz do evento já anuncia: ?Who will be the next King?? (Quem será o próximo Rei?).

 

Nos dois últimos anos, os brasileiros reinaram em Ubatuba, superando australianos. Em 2006, o paulistano Renan Rocha foi o campeão, ao derrotar Troy Brooks. Já no ano passado, a sensação Adriano de Souza, o Mineirinho, de Guarujá, venceu Kieren Perrow. De quebra, o paranaense Jihad Kohdr comemorou o seu ingresso no WCT com o terceiro lugar.

 

Em Florianópolis, onde o evento era realizado anteriormente, o Brasil também fez a festa em 2005, com a vitória do cearense Heitor Alves sobre o carioca Raoni Monteiro.

 

Estratégico Com a apresentação pelo quinto ano consecutivo da Nova Schin, a competição conta com uma grande estrutura nas areias de Itamambuca. Outra atração será a balada na noite do dia 25, na Areia Summer House.

 

?Estamos prepararando mais uma grande festa. Tudo é feito com muito carinho. Esse campeonato é estratégico para os brasileiros, porque depois os atletas vão para o Hawaii, onde as dificuldades são maiores. Aqui, eles encontram mais facilidade porque estão na nossa terra?, comenta o empresário Mauro Ribeiro, proprietário da marca Onbongo, que completa o emblemático aniversário de 20 anos de mercado e de sucesso entre os consumidores.

 

Ele também destaca a parceria com a Nova Schin. ?Sem dúvida é o nosso grande parceiro. Sem eles, não teríamos essa força na perna sul-americana?, elogia Mauro. ?O intuito da Onbongo ao criar este evento, o King of the Beach, foi reforçar a perna no Brasil e possibilitar que o máximo de brasileiros permaneçam, além de dar chances a novos brasileiros avançarem para a elite mundial, que é o WCT?, reforça Felipe Braun, do marketing da Onbongo.

 

O Onbongo Pro Surfing 2008 é apresentado por Nova Schin e tem os patrocínios de Gardel e Própainel. Co-patrocínios de Red Beach, Central Surf, Krokodiu?s, Overboard, Surftrip, Kyw, Hot Water, Gati, Ophicina, San Surf, Akami, Potência, Tent Beach, Quiver, Match Point, Surf-Xpress e Econos. Colaboração da Prefeitura Municipal de Ubatuba e Governo do Estado de SP. Apoio: Itamambuca Eco Resort, Pousada Canto de Itamambuca, Sociedade Amigos de Itamambuca (SAI) e Areia Summer House.

 

É uma realização da ASP South America com homologação da Association of Surfing Professionals (ASP) e parceria da Federação Paulista de Surf (FPS), Associação Ubatuba de Surf (AUS) e Confederação Brasileira de Surf (CBS). Divulgação da Sportv, Waves, 89 FM, Fluir e Blackwater.

 

 

Galeria dos campeões

 

2007

Praia de Itamambuca, Ubatuba (SP)

Campeão ? Adriano de Souza, o Mineirinho (BRA-SP)

2º lugar ? Kieren Perrow (AUS)

3º lugar ? Jihad Kohdr (BRA-PR)

3º lugar ? Brett Simpson (EUA)

 

2006

Praia de Itamambuca, Ubatuba (SP)

Campeão – Renan Rocha (BRA-SP)

2º lugar – Troy Brooks (AUS)

3º lugar ? Simão Romão (BRA-RJ)

3º lugar ? Rhys Bombaci (AUS)

 

2005

Praia Mole, Florianópolis (SC)

Campeão- Heitor Alves (BRA-CE)

2º lugar – Raoni Monteiro (BRA-RJ)

3º lugar – Jihad Kohdr (BRA-PR)

3º lugar – Greg Emslie (AFR)

 

2004

Praia Mole, Florianópolis (SC)

Campeão – Richard Lovett (AUS)

2º lugar – Raoni Monteiro (BRA-RJ)

3º lugar – Tim Reyes (EUA)

4º lugar – Neco Padaratz (BRA-SC)

 

2003

Praia Mole, Florinaópolis (SC)

Campeão – Patrick Beven (FRA)

2º lugar – Tom Whitaker (AUS)

3º lugar – Bruce Irons (HAV)

4º lugar -Lee Winkler (AUS)

 

2002

Praia Mole, Florianópolis (SC)

Campeão – Chris Davidson (AUS)

2º lugar – Richard Lovett (AUS)

3º lugar – Greg Emslie (AFR)

4º lugar – Nathan Webster (AUS)

 

 

Michelle des Bouillons desceu uma onda de quase 25 metros em Nazaré e pode entrar para a história como a mulher que surfou a maior de todos os tempos. Em entrevista exclusiva ao Waves, ela conta como chegou até aqui.

De Bells Beach a Raglan, Brasil vive quatro etapas de domínio histórico: vitórias, finais, nota 10 e os quatro primeiros do ranking mundial com a mesma bandeira.

Maior onda já surfada por uma mulher no Brasil é registrada por Michaela Fregonese durante swell histórico em Jaguaruna (SC)

Doutor Guilherme Vieira Lima, explica como a estabilidade do core define a potência das manobras e protege o corpo de lesões crônicas.