Thiago reina no Nordeste

0

Cearense Edvan Silva vence etapa na Pipa e fica com o título do circuito potiguar. Foto: Rogério Vital.

Domínio cearense no Rio Grande do Norte. Thiago de Sousa sagrou-se campeão nordestino e Edvan Silva venceu pela quarta vez consecutiva no RN e levou o caneco do Circuito Potiguar de Surf no último domingo (17/12).


Clique aqui para ver as fotos
 

As boas ondas da praia dos Afogados, em Pipa, litoral sul do RN, foram o palco da grande final do Circuito Ecologica de Surf 2006 ? prova Mormaii, válida pelo Circuito Nordestino e pelo Circuito Potiguar.

O pernambucano Pedro Lima, os cearenses Adilton Mariano e Messias Félix e o baiano Bruno Galini confirmaram suas vagas

Thiago de Sousa, também do Ceará, é o novo campeão nordestino profissional. Foto: Rogério Vital.

no SuperSurf 2007, divisão de elite do circuito brasileiro.


Thiago confirmou o título nordestino ao vencer o conterrâneo Adilton Mariano na segunda bateria das quartas-de-final.

 

Já Edvan Silva garantiu o título potiguar depois da eliminação do potiguar André Fagundes na primeira bateria das quartas-de-final, pelo também potiguar Alan Jones.

 

André precisava passar para as semifinais para continuar na briga pelo título potiguar e por uma das quatro vagas pelo SuperSurf, que ficou com o baiano Bruno Galini.

 

Na última bateria das oitavas-de-final, o cearense Messias Félix venceu o potiguar José Júnior e assegurou a sua vaga para o SuperSurf 2007.

 

Pedro Lima e Adilton Mariano já estavam com seus lugares garantidos desde o sábado, por terem confirmado seus lugares nas quartas-de-final. Pedro venceu o pernambucano Bruno Rodrigues de virada na segunda bateria das oitavas, enquanto Adilton passou pela revelação potiguar Madson Costa, de apenas 13 anos, na bateria seguinte.

 

Nas semifinais, confronto entre o campeão potiguar, Edvan Silva, e o campeão nordestino, Thiago de Sousa. Edvan estava liderando quando precisou trocar a prancha antes da metade da bateria.

 

Thiago aproveitou a ausência do adversário. Mas em menos de cinco minutos, os dois trocaram de posição da cada onda surfada. Faltando dói minutos para o final, o campeão do Nordeste estava na frente e desceu uma onda. Edvan veio na de trás e conseguiu virar o resultado.

 

Na final, Edvan enfrentou o sergipano Valmir Neto, que venceu o cearense Messias Félix nas semifinais. Era uma parada dura para ?Netinho?, pois Edvan venceu todas as competições que disputou no RN desde dezembro de 2005.

 

O campeão potiguar abriu a bateria com uma onda que lhe valeu 6,5 pontos. Valmir Neto veio na de trás e respondeu com um 8,25. Então, Edvan pegou uma onda de qualidade média e assumiu a ponta.

 

Após a quarta onda surfada, o cearense disparou na frente e ficou apenas administrando a vantagem sobre o sergipano. Ao término da bateria, foi carregado pelos amigos paraibanos Erbeliel de Andrade e Yure Nogueira, comemorando sua quarta vitória consecutiva no RN e o título potiguar.

 

?Estou muito feliz, pois, apesar de não ter conseguido ficar entre os quatro melhores do Nordeste para conseguir a minha vaga no SuperSurf, venci mais uma vez aqui no Rio Grande do Norte e mais uma vez aqui em Pipa e fui campeão potiguar. Me sinto em casa aqui?, comemorou o cearense.

 

##

Bruno Galini, Pedro Lima, Adilton Mariano e Messias Félix disputam o SuperSurf em 2007. Foto: Rogério Vital.

A grande final do Circuito Ecologica de Surf 2006 ? prova Mormaii foi válida pela quinta etapa do Circuito Nordestino de Surf e pela quarta etapa do Circuito Potiguar de Surf.

Clique aqui para ver as fotos

 

A realização foi da Associação Norte-rio-grandense de Surf ? ANS, Federação de Surf do RN ? Fesurf RN e Associação Nordestina de Surf ? ANS, com patrocínio da Ecologica e da Mormaii, e apoio da Teccel, SurfByte (www.surfbyte.com.br), FM Tropical, Governo do Estado do RN/ Codesp e Prefeitura Municipal de Nísia Floresta.


Resultado

Valmir Neto fica com o vice na última etapa. Foto: Rogério Vital.


1 Edvan Silva (CE)

2 Valmir Neto (SE)
3 Messias Félix (CE)
3 Thiago de Sousa (CE)
5 Adilton Mariano (CE)
5 Alan Jones (RN)
5 Erbeliel Andrade (PB)
5 Pedro Lima (PE)

9 Bruno Galini (BA)
9 Itim Silva (CE)
9 Michel Roque (CE)
9 Madson Costa (RN)
9 André Fagundes (RN)
9 John Max (RN)
9 José Júnior (RN)
9 Bruno Rodrigues (PE) 


Ranking final nordestino


1 Thiago de Sousa (CE) 2730
2 Pedro Lima (PE) 2340
3 Adilton Mariano (CE) 2200
4 Messias Félix (CE) 2190
5 Bruno Galini (BA) 2110
6 Edvan Silva (CE) 2055
7 Saulo Carvalho (PB) 1865
8 André Fagundes (RN) 1840
9 Valmir Neto (SE) 1760
10 Rudá Carvalho (BA) 1725
11 Heloy Júnior (CE) 1700
12 André Teixeira (BA) 1510
13 Alan Donato (PE) 1505
13 Fabrício Junior (RN) 1505
15 Halley Batista (PE) 1500
16 Itim Silva (CE) 1455
16 Olavo Aguiar (PE) 1455
18 Michel Roque (CE) 1450
19 Erbeliel Andrade (PB) 1420
20 Michel Adriano (CE) 1405

Ranking final potiguar

1 Edvan Silva (CE) 3000
2 Valmir Neto (SE) 2330
3 Felipe Oliveira (RN) 2030
4 Jadson André (RN)