Na quadra central de Roland Garros, o brasileiro Gustavo Kuerten fez sua despedida oficial do circuito neste domingo. Sem condições físicas, mas com a mesma habilidade que o consagrou, o tricampeão do Grand Slam francês não resistiu ao tenista da casa Paul-Henri Mathieu na estréia e encerrou a carreira vitoriosa com uma derrota por 6/3, 6/4 e 6/2.
Como anunciado em janeiro deste ano, o catarinense, que também é surfista, escolheu o torneio que o lançou ao mundo do esporte, em 1997, para sua partida derradeira. Antes da definição das chaves, Guga declarou que gostaria de jogar com o espanhol Rafael Nadal, mas o adeus foi mesmo contra o francês 19º colocado do ranking.
Em entrevista publicada na página oficial do Roland Garros, Gustavo Kuerten afirmou que o Waves é o seu site preferido. “Confiro sempre para ver se as ondas estão boas, mesmo se não for surfar”, diz Guga.
Ovacionado pela torcida francesa, que levou cartazes e camisetas com mensagens de apoio, o tenista brasileiro entrou na quadra Philippe Chartrier vestindo o uniforme azul e amarelo, guardado na memória dos fãs que assistiram à sua primeira conquista no saibro parisiense.
A partida começou equilibrada, mas a falta de ritmo apareceu para ex-número um do mundo já no quarto game. Mathieu conseguiu a quebra de saque e abriu vantagem por 3 games a 1, para depois fechar o primeiro set com tranqüilidade, em 31 minutos de jogo.
Mesmo aparentando cansaço, Guga mostrou muita força de vontade para jogar de igual para igual com o francês. No segundo set, o brasileiro voltou a perder seu serviço no sétimo game, mas devolveu a quebra no game seguinte, com duas belas paralelas de esquerda – um dos seus pontos fortes.
No entanto, o 18º cabeça-de-chave da competição venceu novamente o saque do brasileiro no nono game e retomou a vantagem para fazer 2 sets a 0. Após a trocas de bola intensas, o catarinense pediu atendimento médico e recebeu uma massagem na região lombar.
Sem forças para manter o alto nível o tempo inteiro, Kuerten passou a arriscar mais no serviço de Mathieu durante o terceiro set. Mas o francês respondeu com boas jogadas e provocou um sorriso de Guga, indicando que a forma física o impossibilitava de lutar pela vitória.
No terceiro set, a torcida francesa levantou bandeiras brasileiras e gritou o nome de Guga, vendo a aproximação dos últimos pontos da carreira do atleta. Antes do último game, o catarinense ainda brincou com Mathieu colocando a raquete em seu pescoço.
O ex-número um ainda salvou um match point do francês e emocionou a platéia, que aplaudiu intensamente o brasileiro durante uma hora e 49 minutos de jogo. Em um momento íntimo, Guga colocou uma toalha sobre a cabeça no final da partida e chorou por alguns momentos na cadeira da quadra central, enquanto os fãs prestavam sua homenagem em pé.
Leia mais sobre a despedida de Guga Kuerten no Portal Terra.