Abalo

SP registra tremor de 5,2 graus

O Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) registrou um tremor de terra de 5,2 graus na escala Richter com epicentro a 270 km a sudeste da cidade de São Paulo, por volta das 21h de hoje. O epicentro foi registrado no mar, na costa do Estado, segundo informou o professor George França, do Instituto de Geociências e funcionário do observatório.

 

O sismólogo Afonso Vasconcelos, da Universidade de São Paulo (USP), afirmou hoje que não está descartada a possibilidade de ocorrerem novos tremores de terra. Ainda de acordo com o sismólogo, não há chances de ocorrer um tsunami. O epicentro do sismo ocorreu no mar, a cerca de 270 km a sudeste da cidade de São Paulo, por volta das 21h.

 

Moradores de vários bairros de São Paulo relataram ter sentido o tremor. O Corpo de Bombeiros recebeu inúmeras ligações, mas não registrou nenhuma ocorrência relacionada ao tremor. O abalo foi sentido em todo Estado e também no Rio, Minas e Santa Catarina.

 

A internauta Celina Rempel disse que estava na região de Interlagos, em São Paulo, quando sentiu um tremor de aproximadamente 5 segundos. Isabel Moreno, moradora de Higienópolis, também sentiu o abalo.

 

“O tremor foi sentido por vários moradores do Condomínio Edifício Firenze e prédios vizinhos. Em algumas casas objetos chegaram a cair, bem como quadros que estavam nas paredes, e as vidraças e copos nas cristaleiras chegaram a tilintar”.

 

A assistente administrativa Sheila Lopes, 28 anos, moradora de uma casa na Lapa, demorou para perceber que se tratava de um terremoto. “Primeiro eu achei que era comigo, só percebi quando a minha mãe me perguntou se havia sentido um tremor”, disse. “Foram uns quatro segundos, mas foi forte. Tremeu o computador, a TV, o sofá”. Segundo Sheila, amigos que vivem no Paraíso e na Liberdade também disseram que sentiram o tremor.

 

O tremor de terra também foi sentido em Santos, na Baixada Santista. Segundo o porteiro Joelson José Guerra, que trabalhava em um prédio no bairro da Ponta Praia, o vidro da janela da guarita tremeu por alguns segundos.

 

“Só parou de mexer quando eu coloquei a mão”, disse. Ainda segundo Guerra, moradores do edifício, que fica na avenida Coronel Joaquim Montenegro, também sentiram o tremor. “Uma senhora desceu assustada para perguntar o que estava acontecendo, pois ela estava dormindo e acordou com as coisas se mexendo”, afirmou o porteiro..

 

Leia mais no Portal Terra.

 

Fonte Terra

 

 

Michelle des Bouillons desceu uma onda de quase 25 metros em Nazaré e pode entrar para a história como a mulher que surfou a maior de todos os tempos. Em entrevista exclusiva ao Waves, ela conta como chegou até aqui.

De Bells Beach a Raglan, Brasil vive quatro etapas de domínio histórico: vitórias, finais, nota 10 e os quatro primeiros do ranking mundial com a mesma bandeira.

Mais de cinquenta anos de câmera na mão: do Píer de Ipanema a Pipeline com Gerry Lopez, de Bob Marley no Havaí aos Rolling Stones no Maracanã. Fernando “Fedoca” Lima viveu e fotografou tudo isso. Agora reúne tudo em um livro.

Maior onda já surfada por uma mulher no Brasil é registrada por Michaela Fregonese durante swell histórico em Jaguaruna (SC)