Dia do Surfista

Santos celebra data

 

 

Eduardo “Piolho”, organizador do 1º Paulista de Surf, é um dos homenageados do Dia do Surfista. Foto: Reprodução.

A cerimônia de homenagem ao Dia do Surfista em Santos (SP) acontece no próximo dia 21 de janeiro, às 17 horas, no Salão Nobre Esmeraldo Tarquínio, Palácio José Bonifácio, sede da prefeitura.

 

A data é comemorada de acordo com a Lei Municipal 2172 de 19/12/2003, de autoria do vereador Fabio Nunes, criada para valorizar a história e as pessoas que ajudaram a construir a cultura do esporte em Santos, cidade onde nasceu o surf no Brasil.

 

O prefeito Paulo Alexandre Barbosa entregará pratos comemorativos alusivos à data a quatro personalidades que se destacaram entre o final dos anos 60 e início dos anos 70, época em que iniciaram as competições e indústria de fabricação de pranchas começou a amadurecer no estado.

 

Homenageados

 

Eduardo Moura Nogueira, o “Piolho”, que organizou o primeiro campeonato paulista de surf, em 1967, no Guarujá, em frente ao antigo Clube da Orla, praia das Pitangueiras.

 

Alan Daniel Soares Torrecilla, campeão paulista, ele trouxe muitas pranchas de fora do país e foi um dos responsáveis pela transição das “caixas de fósforo” (pranchas de madeira oca) para os “canhões” (longboards).

 

Nelson Ferreira Filho, o “Vaselina”, foi um dos primeiros a levar a sério a ideia de viver do esporte apenas surfando, por isso considerado um dos precursores do profissionalismo no estado de São Paulo.

 

João de Deus Assis Filho, um dos precursores da indústria de fabricação de pranchas. Expandiu em formas as primeiras placas de poliuretano, desenvolveu as primeiras quilhas de encaixe e foi por vários anos uma das principais referencias para os fabricantes.

 

A cerimônia do Dia do Surfista acontece desde 2005 e os nomes dos homenageados são indicados pela curadoria da Associação Santos de Surf, coordenada por Diniz Iozzi, responsável por um dos maiores acervos de pranchas e peças que fizeram parte da história do surf santista e brasileiro.

 

A Associação Santos de Surf ressalta que o evento é aberto ao público e o traje para a ocasião é esporte fino. Para saber mais sobre o trabalho da entidade, visite a fan page no Facebook.

 

Michelle des Bouillons desceu uma onda de quase 25 metros em Nazaré e pode entrar para a história como a mulher que surfou a maior de todos os tempos. Em entrevista exclusiva ao Waves, ela conta como chegou até aqui.

De Bells Beach a Raglan, Brasil vive quatro etapas de domínio histórico: vitórias, finais, nota 10 e os quatro primeiros do ranking mundial com a mesma bandeira.

Maior onda já surfada por uma mulher no Brasil é registrada por Michaela Fregonese durante swell histórico em Jaguaruna (SC)

Doutor Guilherme Vieira Lima, explica como a estabilidade do core define a potência das manobras e protege o corpo de lesões crônicas.