Circuito Ubatuba de Surf

Matheus Toledo larga na frente

 

Matheus Toledo comemora primeira vitória na categoria profissional ao lado do prefeito de Ubatuba Eduardo César. Foto: Amabile Corsino.

A primeira etapa da trigésima edição do Circuito Ubatuba de Surf terminou no último domingo na Praia Grande, Ubatuba (SP).

O último dia de disputas foi abençoado com um dia ensolarado e com uma ondulação um pouco mais forte, proporcionando séries perfeitas durante toda prova.

A semifinal da categoria profissional masculino marcou o início da manhã com dois belos duelos.

Edgley Santos encarou Hizunomê Bettero no primeiro confronto. Hizúnomê começou a bateria com um 6,75 aplicando boas batidas em uma pequena direita. Hizú não quis saber de esperar e mandou outro score para garantir sua vaga na final.

Edgley ainda tentou esboçar reação, mas não conseguiu encontrar uma boa onda para reverter o resultado.

Na segunda semifinal foi a vez de Saulo Junior pegar o embalado Matheus Toledo em uma de suas primeiras disputas como profissional.

Saulo não conseguiu entrar em sintonia com o mar e ficou precisando de nota 9,15 pontos para ameaçar Matheus, que somou 14,50 pontos x 9,85 de Saulo Júnior.

A final profissional foi marcada pela ausência de Hizunomê Bettero, que abandonou o campeonato para embarcar para a Califórnia (EUA), onde participar do U.S. Open of Surfing, evento nível 6 estrelas do WQS.

Com a ausência de Hizú, Matheus nem precisou entrar na água e sagrou-se campeão da etapa de abertura na categoria Profissional.

Na Profissional Feminino, Camila Cássia não te dificuldades para vencer Nathali Paola, que não manifestou nenhuma ameaça durante toda a final.

Após não ter feito uma boa apresentação na categoria Mirim, Geovani Ferreira não tomou conhecimento dos seus adversários e venceu a categoria Júnior.

Na categoria Feminino Iniciantes, Vitória Pereira confirmou o favoritismo e venceu com facilidade.
A categoria Feminino Open foi quase um replay da Profissional, Camila Cássia venceu novamente deixando Nathali Paola com o vice.

Com surf de gente grande, Filipe Toledo venceu a categoria Iniciantes de forma espetacular e deixou todos os demais atletas precisando de uma combinação de notas para vencer. Filipe ainda repetiu a dose ao vencer a categoria Estreantes.

Wesley Dantas encontrou as melhores ondas da final e venceu a categoria Petit, deixando o atual campeão, Alex Sandro Santos com o vice da etapa.

Lucas Santos mostrou estar em sintonia com o mar e venceu a final Mirim, mostrando um surf bem fluído.
Emerson Santos, que havia batido na trave ao ficar com o vice na categoria Júnior, desta vez não hesitou e levou o título da categoria Open.

Ricardo Toledo venceu a categoria Master, e de quebra levou o título das categorias Longboard Open e Longboard Master, mostrando que ainda tem muito gás pela frente.

Na categoria Grand Master, quem se deu bem foi Carlinhos Roberto, que andou bem e venceu de forma confortável a final.

Já na categoria Veteranos, Mixirica mostrou porque é o atual campeão da categoria e deu um show de surf na final. Mixirica aplicou uma boa rasgada e um forte re-entry para ser premiado com nota 9,75 pontos, mais alta do evento.

A primeira etapa do Circuito Ubatuba de Surf 2007 contou com patrocínios: Long Island, Marmot e Pico do Surf. Co-patrocínios: Maraberto, UbatubaSurfCam e Itamambuca Eco Resort. Apoio: SuperFibra, Zecão, Rest. Perequim, Up Drop Wax, Craft Fin, Motta SurfShop, Beach Company, Sorvetes Rochinha, Wave Star, Modena Fiat, Adriano Art, Associação Comercial e Industrial de Ubatuba, Associação Sócio Ambiental Somos Ubatuba, Guarda Municipal, Policia Militar e Corpo de Bombeiros. Divulgação: Radio BeiraMar FM e SuperSession. Supervisão: Federação Paulista de Surf. Agradecimentos: Prefeitura Municipal de Ubatuba.

 

##

 

Resultados

 

Profissional

1 Matheus Toledo
2 Hizunomê Bettero
3 Saulo Junior
4 Edgley Santos

 

Feminino Inciantes

1 Vitória Pereira
2 Letícia Freitas
3 Talita Melitan
4 Rosangela Fernandes

 

Iniciantes

1 Felipe Toledo
2 Lucas Santos
3 Arthur Aguiar
4 Alex Sandro Santos

 

Petit

1 Wesley Dantas
2 Alex Sandro Santos
3 David Toledo
4 Gabriel Medeiros

 

Mirim

1 Lucas Santos
2 Marco Aurélio
3 José Lucas
4 Pedro Aguiar

 

Estreantes

1 Felipe Toledo
2 Philipe Chagas
3 Gabriel Gomes
4 Alex Sandro Santos

 

Feminino Profissional

 

1 Camila Cássia
2 Nathalie Paola
3 Luana Prado
3 Lívia Lopes

 

Open

1 Emerson Santos
2 Tamae Bettero
3 Cleiton Felix
4 Fabio Batata

 

Júnior

1 Geovane Ferreira
2 Emerson Santos
3 Felipe Toledo
4 Partick Olinto

 

Feminino Open

1 Camila Cássia
2 Nathalie Paola
3 Samira Amaral
4 Maria Luiza

 

Longboard

1 Ricardo Toledo
2 Maike Finesse
3 Cesar Augusto
4 Matheus Prado

 

Master

 

1 Ricardo Toledo
2 Paulo Maetini
3 Alexandre Miranda
4 Eduardo Reco

 

Longboard Master

1 Ricardo Toledo
2 Rogério Alemão
3 Carlinhos Roberto
4 Alexandre Miranda

 

Grand Master

1 Carlinhos Roberto
2 Luiz Abud
3 Zecão
4 Ernesto Nenê

 

Longboard Veteranos

1 Mixirica
2 Luiz Daniel
3 Dhu Newmann
4 Pepe

 

Michelle des Bouillons desceu uma onda de quase 25 metros em Nazaré e pode entrar para a história como a mulher que surfou a maior de todos os tempos. Em entrevista exclusiva ao Waves, ela conta como chegou até aqui.

De Bells Beach a Raglan, Brasil vive quatro etapas de domínio histórico: vitórias, finais, nota 10 e os quatro primeiros do ranking mundial com a mesma bandeira.

Maior onda já surfada por uma mulher no Brasil é registrada por Michaela Fregonese durante swell histórico em Jaguaruna (SC)

Doutor Guilherme Vieira Lima, explica como a estabilidade do core define a potência das manobras e protege o corpo de lesões crônicas.