Espontânea como sempre, a pequena notável do pranchão, Mainá Thompson, franca favorita ao título brasileiro de 2007, abre o verbo e fala da emoção que sente próxima da última etapa do Brasileiro de Longboard, melhores manobras do ano, planos para 2008 e uma de suas mais orgulhosas crias, o Surf Treino Longboard, que neste ano comemora sua sétima edição e mudanças que, segundo Mainá, prometem movimentar a cena do longboard carioca. Confira!
Mainá, como você está se sentindo tão perto da conquista do tricampeonato brasileiro de Longboard?
Estou muito feliz. Treinei muito para chegar a um bom resultado em 2007. Espero conseguir conquistar o tricampeonato brasileiro em 2007.
Qual foi a sua melhor manobra no circuito de 2007?
Acho que foi um Hang Ten. É a manobra que mais gosto de fazer.
Quem está fazendo as pranchas do seu Quiver em 2007?
Depois de um tempo fazendo pranchas com vários shapers, voltei ao Base, que era o meu shaper quando comecei a competir. Hoje, ele faz as minhas pranchas e o Caçador Glass lamina.
Quais são seus planos para 2008?
São muitos. Minha principal meta é o Mundial. Quero correr o Brasileiro e arrumar um bom patrocínio.
O que você recomenda a quem deseja se iniciar no Longboard?
Experimente sem preconceito. Eu comecei na pranchinha, mas me descobri mesmo no pranchão. O longboard é apaixonante.
Há quanto tempo você e seu marido, Dionísio Santos, promovem o Surf Treino Longboard?
Começamos há 3 anos. No começo, era tudo muito difícil, mas nunca pensamos em desistir. Graças aos amigos e muita dedicação nossa, felizmente chegamos a um evento de porte, um evento que já faz parte do circuito carioca. Devemos muito aos nossos amigos.
Qual foi o momento mais marcante que você já presenciou nas sete edições do Surf Treino Longboard?
O nosso maior problema era a falta de grana mesmo. Tudo que ganhávamos usávamos na estrutura, palanque, som. E sempre faltava. Os nossos amigos, que nunca nos deixaram na mão, várias vezes julgaram sem receber nada. O Olimpinho, o incrível Olimpinho, sempre nos ajudou de todas as formas possíveis.
Quais são as suas expectativas para a etapa do Surf Treino Longboard que começa no dia 17 de novembro? Qual será, na sua opinião, a categoria com disputas mais acirradas?
O bicho vai pegar mesmo na profissional. Teremos os melhores surfistas do mundo disputando o título a cada onda. Vai ser muito emocionante! Um espetáculo que ninguém pode perder.
Por que a próxima edição do Surf Treino Longboard vai acontecer no Canto do Recreio?
Uma das principais razões é quebrar com esse preconceito de que o Canto do Recreio é pra pranchinha e a Macumba pra quem surfa de pranchão. Isso é bobagem! O Canto do Recreio reúne excelentes condições para o longboard e, como a arrebentação é mais próxima da areia e do palanque, os atletas vão poder surfar mais ondas, além de facilitar o julgamento dos juízes. Acho que a mudança vai ser muito positiva para o longboard carioca.
