#O futuro bate em nossas portas trazendo más notícias. Mais uma vez, estamos com bandeira vermelha no rio Itamambuca, um dos principais cartões postais da cidade de Ubatuba, localizada no litoral norte paulista.
A praia é considerada um dos melhores locais para a prática do surf devido sua regularidade e figura, atualmente, como um dos requisitados points da galera, que a adotou como praia da moda.
Mas, as consequências da ocupação desordenada, ao longo do curso do rio e seus afluentes, aparece de modo desastroso.
As leituras de balneabilidade realizadas pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), a pedido do site Ubatuba Surf Cam desde 2000, indicam qualidade imprópria no rio, com altos índices de coliformes fecais.
Segundo o responsável pela Cetesb em Ubatuba, o engenheiro Sylvio Bohn, a situação é muito complicada.
“Fizemos várias análises ao longo do rio e o dado mais assustador é que temos altos índices de coliformes acima da ponte Rio-Santos, que mostra poluição proveniente também do sertão da Casanga”, explicou Bohn.
Bohn também forneceu informações importantes sobre os riscos de se banhar em locais considerados impróprios.
“A Cetesb realizou uma pesquisa de grande porte, envolvendo 24 mil entrevistados, visando concluir um estudo sobre as consequências de se banhar em águas consideradas impróprias. A conclusão é clara e indica 90% de chances desta pessoa contaminar-se com doenças de pele ou gastrointestinais. Se atitudes de cunho estadual não forem tomadas de modo urgente, teremos sérios problemas em Itamambuca”, afirmou o engenheiro.
Não é a primeira vez que isto acontece na praia. No ano passado, frequentadores foram surpreendidos com o estúpido índice de sete mil coliformes por medida, quando o limite aceitável na época era de mil coliformes.
Várias manifestações ocorreram, mas a realidade bate forte em todos nós. Nada foi feito. Nenhuma atitude por parte de todos os interessados foi tomada.
Os responsáveis pela sujeira se escondem atrás da falta de recursos, jogando todos os esgotos in-natura no rio. Em geral, posseiros e outros aproveitadores, formam a massa que polui o rio à vontade.
Protegidos por uma frágil lei ambiental, os recursos naturais mostram-se incapazes de resistir ao tremendo ataque da especulação imobiliária, com desmatamentos, exploração de areia, esgotos, aterros e demais barbaridades. E apesar disso tudo, ainda querem transformar Itamambuca em uma área onde possa construir à vontade.
Vamos nos unir contra esta barbaridade, precisamos coibir os abusos, vamos dirigir os nossos esforços para tentar conter este avanço terrível da poluição em Itamambuca. Se você tem interesse na preservação de nossa praia, manifeste-se.
Para isso, envie uma mensagem para a Câmara Municipal de Ubatuba, solicitando aos vereadores que tomem providências urgentes contra a destruição do Rio Itamambuca.
Para quem quiser participar, o endereço é [email protected] .