Alerta aos tops

ASP confirma antidoping

ASP adota teste antidoping um ano depois da morte de Andy Irons. Foto: Aleko Stergiou.

Conforme adiantou o Waves na reportagem “ASP enquadra os tops“, a principal entidade do surf mundial vai adotar a política de antidoping no World Tour 2012.

“Esta política representa um consenso entre nossos surfistas, eventos e administradores para elevar o esporte um nível mais profissional”, diz Richard Grellman, diretor-executivo da ASP.

 

“O desejo de iniciar este tipo de política já existia na ASP há vários anos e agora, com a aprovação do recurso e orçamento durante a reunião em novembro de 2011, nós temos o prazer de anunciar a ativação. Acreditamos que isto é um importante passo para reforçar o surf profissional”.

 

A nova política de antidoping da ASP será aplicada aos top 34 do World Tour masculino e top 17 do World Tour feminino, em toda as etapas da elite mundial.

 

Os surfistas da ASP representam um papel crucial na iniciativa dessa política e deram total suporte à ativação.

 

“Os homens apoiam bastante a implementação da política do antidoping”, revela Kieren Perrow, top da elite mundial e representante dos surfistas. “É um passo positivo que realça o profissionalismo do surf competitivo e envia uma grande mensagem às crianças que estão lá fora e nos têm como modelos”.

 

A política de antidoping da ASP envolve normas prescritas pela agência mundial de antidoping, a World Anti-Doping Agency (WADA), código e lista de substâncias proibidas com qualquer teste realizado em padrões internacionais.

 

“A audiência no surf continua a crescer a cada ano, por isso crescem as responsabilidades dos nossos atletas”, acredita Jessi Miley-Dyer, representante das surfistas e recém-nomeada tour manager do World Tour feminino.

 

“A ativação da política de antidoping da ASP é um passo lógico na busca continuada da organização, do profissionalismo, e tem o apoio total das mulheres”.

A nova política de antidoping pode ser vista na íntegra no site ASP World Tour.

Michelle des Bouillons desceu uma onda de quase 25 metros em Nazaré e pode entrar para a história como a mulher que surfou a maior de todos os tempos. Em entrevista exclusiva ao Waves, ela conta como chegou até aqui.

De Bells Beach a Raglan, Brasil vive quatro etapas de domínio histórico: vitórias, finais, nota 10 e os quatro primeiros do ranking mundial com a mesma bandeira.

Maior onda já surfada por uma mulher no Brasil é registrada por Michaela Fregonese durante swell histórico em Jaguaruna (SC)

Doutor Guilherme Vieira Lima, explica como a estabilidade do core define a potência das manobras e protege o corpo de lesões crônicas.