Qualidade da água

Floripa tem pior início de verão em 21 anos

Praias do Norte da Ilha em Florianópolis (SC) têm maior quantidade de pontos impróprios para o banho no início de verão em 21 anos.

0
Praia dos Ingleses tem pontos impróprios.

As mais famosas praias do Norte da Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis, tiveram o pior início de verão em 21 anos na questão da balneabilidade. Locais como Canasvieiras, Jurerê e Ingleses estão com a maioria dos pontos impróprios para banho, de acordo com análise do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA).

A situação nesta primeira semana do ano é a seguinte:

Canasvieiras – todos os 8 pontos analisados pelo IMA estão impróprios para banho

Jurerê – todos os 5 pontos analisados pelo IMA estão impróprios para banho

Jurerê Internacional – 2 pontos são analisados e apenas o local em frente à Avenida dos Pampos está próprio para banho

Ingleses – dos 7 pontos analisados, um está próprio para banho, em frente à Rua Morro das Feiticeiras, no canto esquerdo

Análise histórica

A série histórica de balneabilidade disponibilizada pelo IMA começa em 2002. A pesquisa feita pelo reportagem leva em conta o intervalo entre o início do verão, em 21 de dezembro, até a primeira semana de janeiro do ano seguinte.

Esse período é sempre bastante procurado por turistas, que aproveitam a folga do final do ano para curtir as praias de Florianópolis. É preciso destacar também que, atualmente o IMA tem mais pontos de coleta e análise do que no início da série histórica.

Na abertura do primeiro verão da série analisada, do final de 2002 à semana inicial de 2003, Canasvieiras teve, entre seis pontos com água coletada pelo instituto, apenas um considerado impróprio para banho no período, na altura da Rua Acarí Margarida. A praia dos Ingleses e Jurerê, com cinco e quatro pontos analisados, respectivamente, também tiveram apenas um cada em condições ruins. Já Jurerê Internacional, com só um local de coleta, estava totalmente própria para acolher banhistas.

Na sequência da década, o pior início de verão foi o da virada de 2010, quando Canasvieiras tinha quatro pontos impróprios, a praia dos Ingleses, dois, e Jurerê, três. O Norte da Ilha já chegou a ter, no entanto, um começo de temporada em que só esta última apresentava algum trecho ruim, no início de 2005.

Levando em conta os últimos 10 anos, foram se tornando mais comuns os inícios de verão com condições impróprias nas praias do Norte da Ilha. A pior situação se deu na virada para 2018, quando o IMA já passou a realizar a coleta de água em oito pontos de Canasvieiras, sete nos Ingleses, cinco de Jurerê e dois de Jurerê Internacional.

Naquela ocasião, Canasvieiras e Jurerê estavam completamente impróprias, a praia dos Ingleses ficou com apenas um ponto liberado, próximo ao Morro das Feiticeiras, e Jurerê Internacional teve banho contraindicado em um trecho, em frente à avenida dos Salmões. O panorama atual é semelhante.