Projeto Ondas

Educação no Guarujá

Projeto Ondas participa de ação para minimizar impactos da pandemia na educação de jovens do Guarujá (SP).

0
Jojó de Olivença é fundador da OSC.

O Projeto Ondas foi uma das seis OSC (Organização Sociedade Civil) contempladas pelo Itaú Social para participar do projeto piloto “Experiências em Rede”, que visa apoiar a construção e implementação de ações colaborativas entre entidades de um mesmo município. O intuito é minimizar os impactos da pandemia na educação de crianças e adolescentes do Guarujá (SP).

O primeiro encontro online ocorreu no último mês de abril com o tema: “Redução do abandono e evasão escolar de crianças e adolescentes”, transmitido pelo canal do Itaú Social no YouTube. Na oportunidade, foram avaliados as dificuldades de aprendizado das crianças no período de pandemia e os fatores que levaram muitos alunos à evasão escolar.

Dentre os pontos levantados, um dos mais relevantes diz respeito à falta de apoio e da valorização dos processos de educação pela família. “Muitos pais ou responsáveis não tiveram uma educação adequada, ou seja, eles próprios abandonaram a escola. Além disso, precisam trabalhar o dia inteiro e, via de regra, não nutrem sonhos ou propósitos a realizar”, explica a coordenadora de Projetos do Ondas, Beatriz Laurindo.

Sendo assim, após essa primeira reunião, o grupo decidiu elaborar um programa para trabalhar com os pais em mais quatro encontros, com a intenção de serem abordados alguns temas que remetem a reflexão para o autoconhecimento, atendimento de necessidades básicas, paternidade e maternidade responsável, alienação parental, valores, competências sócio emocionais (BNCC), cultura de paz, entre outros itens relevantes.

Após essas abordagens, pretende-se despertar a consciência dos pais para a importância do apoio e responsabilidade para os processos educativos da criança e do adolescente, reduzindo até a eliminação do abandono e evasão escolar. “Agradecemos ao Itaú Social essa oportunidade de trabalharmos um tema de extrema importância e poder comungar de experiências com outras entidades”, diz a coordenadora do Ondas, agradecendo, inclusive, a liberação de uma verba de 15 mil reais pelo banco à título de auxílio no custeio das despesas desses encontros.

A ONG Projeto Ondas está localizada na Avenida Almirante Tamandaré, 87, no bairro Jardim Três Marias – próximo à Praia da Enseada, no Guarujá. Para mais informações, o telefone é o (13) 3355-6347 e o e-mail contato@projetoondas.org.br

Sobre o Projeto

O Projeto Ondas atua desde 2007 promovendo o desenvolvimento integral de crianças entre 6 e 12 anos em estado de vulnerabilidade socioeconômica e suas famílias na cidade de Guarujá através de programas integrados que unem surf, educação e cidadania.

Atualmente, o Projeto Ondas atende cerca de 70 crianças e adolescentes e mais de 500 já passaram pelas mãos da equipe. Muitas delas deram continuidade a seus estudos em universidades, estão empregados ou realizando atividades sociais que beneficiam e ajudam a transformar a realidade e o meio onde residem.