São Conrado

Aquele Abraço busca preservação

Projeto idealizado pela Route Brasil reúne milhares de voluntários em prol da preservação dos oceanos, em São Conrado (RJ).

0

A orla do Rio de Janeiro é uma das mais famosas do mundo pela sua beleza natural, mas também é um endereço de contrastes tanto em terra quanto em mar. Sabendo disso, e apostando na força do coletivo, a 3ª edição do Aquele Abraço, projeto idealizado pela Route Brasil, será realizada no dia 8 de junho, a partir das 9h, na Praia de São Conrado, Zona Sul do Rio de Janeiro.

A praia de São Conrado foi selecionada para receber esta edição por uma série de razões: como está localizada entre a Pedra da Gávea e Morro Dois Irmãos, importantes cartões postais do Rio de Janeiro, desempenha um papel crucial na mobilização social em prol da defesa dos oceanos. Graças aos incansáveis esforços de organizações locais, como o coletivo Salvemos São Conrado e outros movimentos, a região tornou-se uma referência na luta pela preservação marinha e proteção do meio ambiente.

Durante o evento, serão montadas seis bases ao longo dos 2 km de orla da Praia de São Conrado, que servirão como pontos de partida para diversas atividades. Cada uma dessas bases representa uma organização, e parte da arrecadação do evento será destinada a apoiá-las. Fazem parte da programação o abraço coletivo ao Oceano, como forma de unir as pessoas em torno da proteção do mar e sistema costeiro, seguido de um mutirão de limpeza da praia de São Conrado. “Nossa instituição está na proposta e na idealização, mas o projeto nasceu para ser movimento coletivo”, destaca Simão Filippe, mobilizador social e idealizador da Route.

Abraço coletivo ao oceano.

Para Marcelo Farias, cofundador do Salvemos São Conrado, essa é uma oportunidade única de unir forças e gerar impacto positivo em outros locais. “O abraço não é apenas para a nossa amada praia, mas também para outras praias que pretendemos engajar no futuro”, diz. Já o fundador do projeto Vivendo Um Sonho Surf, Carlos Belo da Silva, mais conhecido como Mister, destaca a importância do Aquele Abraço. “É um momento para trazer muita melhoria para nossa praia. Uma onda de transformação está chegando à Rocinha. Vamos juntos realizar o Aquele Abraço, onde cada abraço dado à natureza e à nossa comunidade fará a diferença”, celebra.

Além do mutirão de limpeza, o evento contará com atividades educativas, como rodas de conversas, exposições, intervenções artísticas e uma oficina de triagem dos resíduos coletados. Todas as ações visam promover uma reflexão mais profunda sobre nosso consumo e o impacto que ele causa nos oceanos. Durante a tarde, serão realizadas atividades de conscientização ambiental, arte, cultura e uma apresentação do projeto Sanca Skate Park, que promove a sustentabilidade e o esporte. Oficinas, atividades interativas e uma feira de produtos locais também serão realizadas, incentivando a economia sustentável.

Simão Filippe, mobilizador social e idealizador da Route, e Marcello Farias, fundador do Salvemos São Conrado.

Para participar da ação, os interessados devem se inscrever no site Aqueleabraco.org/br.

O #AqueleAbraço já reuniu mais de 19 mil pessoas e retirou mais de 150 mil resíduos, sendo 50 mil bitucas de cigarro, das orlas da Zona Oeste, em 2019, e Copacabana, em 2022, desde a sua primeira edição.

Serviço
O quê: “Aquele Abraço” – Dia Mundial dos Oceanos
Quando: 8 de junho de 2023 (quinta-feira)
Local: Praia de São Conrado | Rio de Janeiro
Horário: 9h
Inscrições: Aqueleabraco.org/br

Confira a programação completa
09h – Início da limpeza subaquática
09h30 – Alongamento e Yoga
10h – Mutirão de limpeza na Praia
11h – Início alinhamento para Abraço
11h15 – Abraço ao Mar
11h30 – Logística do resíduo
12h – Abertura da exposição fotográfica e museu do Surf
13h – Apresentação do projeto – Sanca Skate Park
13h30 – Início da Triagem
14h – Feira de produtos locais
15h – Oficinas e atividades interativas
16h – Oficinas e atividades interativas
17h – Pocket show – Voo livre

Triagem de resíduos coletados.