Layback Pro Rio 2025

Prainha representa

Boas ondas e alto nível marcam segundo dia do Layback Pro Rio 2025, QS 4000, que acontece na Prainha, Rio de Janeiro (RJ).

A quinta-feira (10) começou com sol e o mar colaborando mais uma vez na paradisíaca Prainha, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Ondas lisas de 1 metro e séries regulares garantiram ótimas condições durante todo o dia, confirmando a excelência do pico como palco de grandes campeonatos.

Clique aqui para ver as fotos do segundo dia
Clique aqui para ver o vídeo do segundo dia

Neste segundo dia do WSL Layback Pro Prainha Rio 2025, foram realizadas as seis baterias restantes do round dos 64 masculino, além de todo o round dos 32. O surfe feminino também fez sua estreia com quatro baterias do round 1.

Com status QS 4000 e sendo a sétima etapa do circuito sul-americano da World Surf League, o evento segue movimentando o cenário competitivo com força total. Para os atletas, a pontuação excelente (4 mil pontos) e a premiação de US$ 60 mil são trunfos decisivos na corrida por vagas no Challenger Series.

Entre os destaques do dia, Daniel Templar, 23 anos, surfista de Saquarema, registrou a maior média do segundo round, com 12,93 pontos.

“Hoje o mar amanheceu com altas ondas aí na Prainha, tinha ensolarado, a galera pegando altas ondas. Consegui pegar duas ondas rápidas ali na bateria, fiz dois scores rápidos. E depois fui mantendo o ritmo ali pra gente estar encaixado no pé. Fiquei muito feliz em ter passado. Foi uma bateria importantíssima pra mim. Vamos seguindo bateria por bateria e vai dar tudo certo.”

Na categoria feminina, quem também brilhou foi a catarinense Tainá Hinckel, 22 anos, que venceu sua bateria mesmo em condições desafiadoras:

“Estou muito feliz com essa vitória e com a minha performance. As condições não são fáceis agora, principalmente por conta da maré enchendo. Então eu tive que me posicionar ali, reposicionar algumas vezes. Mas é isso, né? Tinha que passar. Busquei duas ondas o suficiente desde o início e consegui achar. Estou feliz com a minha performance, bora que bora”. Sobre competir em casa e em um QS 4000 no Brasil, ela destaca:

“Com certeza é muito importante termos esse evento aqui, não só por conta dos pontos, que são super necessários. Pra mim é um passo decisivo passar essas baterias. É um evento muito irado, com toda a estrutura, principalmente aqui na Prainha, que é o lugar que eu gosto bastante.”

Luara Mandelli, surfista de 17 anos do Paraná, também avançou e falou sobre a importância da prova. “Fiquei muito feliz de ter passado, era uma bateria difícil. Três meninas surfam muito bem, então sabia que ia ter que dar meu máximo. Fiquei meio doente, com gripe forte, mas consegui mostrar um pouco do meu surfe. A Prainha é uma onda difícil, mas que eu gosto muito.”

Para esta sexta-feira, 11 de julho, a terceira jornada de competição promete agitar ainda mais o evento. A chamada oficial está marcada para 7h30, com possível início às 8h. Estão previstas as baterias finais do round 1 feminino (baterias 5 a 8), a abertura do round 4 masculino (baterias 1 a 4) e, em seguida, o início do round 2 feminino (baterias 1 a 4).

Fora da água, o evento segue com um clima descontraído, ao melhor estilo boulevard carioca, com mercado local, DJ, e programação para toda a família: aulas gratuitas de yoga, workshops de jiu-jitsu, pista de skate com aulas para iniciantes, feira de empreendedores locais e ações ambientais conduzidas pela ASAP (Associação dos Surfistas e Amigos da Prainha).

“Nosso evento transcende o surfe. A ideia é trazemos essa atmosfera de festival, de boulevard mesmo, com as pessoas transitando, se divertindo e interagindo aqui no nosso paraíso. E tem dado certo, o clima está ótimo e ainda temos muito por vir”, avalia o diretor de marketing da Layback, Bill Tassinari.

Com previsão de boas ondas até domingo, 13 de julho, o WSL Layback Pro Prainha reforça o compromisso da Layback com o crescimento do surfe nacional, consolidando-se como uma das etapas mais importantes do calendário sul-americano da WSL.

Round dos 16 Masculino

1 Daniel Templar (BRA) x Cauã Costa (BRA) x Gabriel Klaussner (BRA) x Israel Junior (BRA) 

2 Franco Radziunas (BRA) x Mathias Ramos (BRA) x Weslley Dantas (BRA) x Marcos Correa (BRA) 

3 Luan Ferreyra (BRA) x Wiggolly Dantas (BRA) x Douglas Silva (BRA) x Santiago Muniz (ARG)

4 Rafael Barbosa (BRA) x Rickson Falcao (BRA) x Luan Wood (BRA) x Kaue Germano (BRA) 
Baterias restantes Dound dos 32 Feminino

5 Arena Rodriguez (PER) x Brianna Barthelmess (BRA) x Maria Eduarda Cesar (BRA) x Lanay Thompson (EUA)

6 Isabelle Nalu (BRA) x Julia Duarte (BRA) x Valentina Zanoni (BRA) x Maeva Guastala (FRA)

7 Silvana Lima (BRA) x Julia Nicanor (BRA) x Mayara Zampieri (BRA) x Letícia Calleia (BRA)

8 Sophia Medina (BRA) x Alexia Monteiro (BRA) x Juliana Meneguel (BRA) x Sarah Ozorio (BRA)
Resultados da quinta-feira (10)
Round dos 32 Masculino

1 Daniel Templar (BRA) 12.93 x Deivid Silva (BRA) 10.50 x Alex Ribeiro (BRA) 5.96 x Guilherme Lemos (BRA) 5.06

2 Mathias Ramos (BRA) 11.10 x Marcos Correa (BRA) 10.73 x Gabriel Klaussner (BRA) 11.83 x Heitor Mueller (BRA) 10.66

3 Franco Radziunas (ARG) 11.83 x Cauã Costa (BRA) 10.93 x Diego Aguiar (BRA) 9.34 x Rafael Teixeira (BRA) 6.73

4 Weslley Dantas (BRA) 12.20 x Israel Junior (BRA) 10.77 x Caio Costa (BRA) 9.83 x Leo Casal (BRA) 7.70

5 Luan Ferreyra (BRA) 12.27 x Rickson Falcão (BRA) 11.77 xAlonso Correa (PER) 8.06 x Jadson André (BRA) 7.66

6 Douglas Silva (BRA) 12.57 x Kaue Germano (BRA) 12.17 x Sunny Pires (BRA) 9.57 x Pablo Gabriel da Silva (BRA) 6.67

7 Wiggolly Dantas (BRA) 12.30 x Rafael Barbosa (BRA) 12.57 x Nacho Gundesen (ARG) 10.40 x Lucas Silveira (BRA) 8.03

8 Luan Wood (BRA) 12.20 x Santiago Muniz (ARG) 9.77x Samuel Igo de Souza (BRA) 6.46 x Giovani Pontes (BRA) 5.10
Round dos 32 Feminino

1 Luara Mandelli (BRA) 9.33 x Sol Aguirre (PER) 9.20 x Mariana Areno (BRA) 5.43 x Nina Estrella (BRA) 3.57

2 Tainá Hinckel (BRA) 12.00 x Kiany Hyakutake (BRA) 10.60 x Laiz Costa (BRA) 8.04 x Nalu Demski (BRA) 6.80

3 Sophia Gonçalves (BRA) 8.33 x Vera Jarisz (CHL) 7.27 x Paloma Pardo (BRA) 4.73 x Karol Ribeiro (BRA) 1.17

4 Yanca Costa (BRA) 4.70 x Laura Raupp (BRA) 7.16 x Isabela Saldanha (BRA) 4.37 x Eloah Souza (BRA) 1.14
Patrocínio Corona e Dare
Hotel oficial Ribalta
Apoio institucional Governo do Estado do Rio de Janeiro
Suporte local ASAP (Associação dos Surfistas e Amigos da Prainha) e FESERJ (Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro)
Parceiro de mídia Waves.com.br
Transmissão ao vivo A Firma, pelo site WorldSurfLeague.com
Realização Agência Esporte Arte, Chaya
Apoios Ease Labs, Evoke, Fu-Wax, Havenga, Oakberry, Mamba Water e Redley

Michelle des Bouillons desceu uma onda de quase 25 metros em Nazaré e pode entrar para a história como a mulher que surfou a maior de todos os tempos. Em entrevista exclusiva ao Waves, ela conta como chegou até aqui.

De Bells Beach a Raglan, Brasil vive quatro etapas de domínio histórico: vitórias, finais, nota 10 e os quatro primeiros do ranking mundial com a mesma bandeira.

Maior onda já surfada por uma mulher no Brasil é registrada por Michaela Fregonese durante swell histórico em Jaguaruna (SC)

Doutor Guilherme Vieira Lima, explica como a estabilidade do core define a potência das manobras e protege o corpo de lesões crônicas.