Destino surfe

Paz abalada em Pavones

Tiroteio na praia entre polícia e traficantes resulta em apreensão de grande quantidade de drogas num dos picos mais conhecidos da Costa Rica.

No último final de semana, o desfecho de uma grande apreensão de cocaína resultou em um tiroteio na areia de Pavones, Costa Rica, um dos mais tradicionais redutos do surfe da América Central. Um dos traficantes envolvidos morreu vítima do confronto com as forças policiais. A carga apreendida a bordo da embarcação confiscada foi de cerca de 2,5 toneladas de cocaína e 132 quilos de maconha, com um valor de mercado estimado em US$12,5 milhões.

O incidente causa inquietação entre os surfistas locais, que estão preocupados com o aumento da apreensão de grandes quantidade de drogas em praias da Costa Rica. O país que tem como lema a expressão Pura Vida, conhecido por receber bem os visitantes, teme que incidentes deste tipo deixem apreensivos aqueles que estejam decidindo para onde fazer sua próxima viagem de surfe.

Recentemente, Pavones já havia sido assunto na mídia de maneira negativa. A presença de tropas do batalhão de choque no tranquilo povoado, com a missão de apoiar uma ordem de demolição, de construções ditas irregulares por parte do governo provincial, causou revolta na população. A imagem dos tratores avançados sobre mercadinhos, pousadas e habitações contrasta com a fama de lugar pacífico do pico que abriga uma das esquerdas mais longas do planeta.

Enfim, a apreensão de drogas em Pavones reflete um dos desafios enfrentados por nações da América Central conhecidas por suas ondas perfeitas. Justamente por estarem localizadas na rota do tráfico utilizada por grandes fornecedores, como a Colômbia, Equador, Peru e Bolívia, para fazer chegar seu produto ilegal ao maior mercado consumidor do mundo, os Estados Unidos, elas tem servido como entreposto de poderosos cartéis do narcotráfico. A presença de grupos criminosos organizados, além de ser uma ameaça à segurança nacional, afeta uma das principais atividades econômicas do país, que é o turismo.

Segundo foi divulgado na mídia local, o barco apreendido teria saído de Pavones pouco antes da meia-noite, rumo ao sul para se encontrar com outra embarcação a cerca de 110 quilômetros da costa, que transportava a carga principal. O plano era simples: desembarcar o estoque e levá-lo para o norte do país por terra. Mas tudo se desfez quando os federais descobriram o que estava acontecendo.

Supostamente, a perseguição foi liderada pela Guarda Costeira dos Estados Unidos, com alguns parceiros do Drug Enforcement Administration (DEA), que em português significa Administração de Repressão às Drogas. Trata-se de um órgão de segurança federal dos Estados Unidos, que faz parte do Departamento de Justiça, e é responsável por combater e controlar o tráfico de narcóticos no país.

O Ministério da Segurança Pública (MSP) da Costa Rica informou que a missão começou no sábado, após a DEA alertar autoridades locais sobre uma lancha suspeita, com bandeira costarriquenha, navegando perto da Praia de Pavones, no Golfo de Dulce, província de Puntarenas. Atuando a partir da denúncia, a Guarda Costeira da Costa Rica interceptou a embarcação de 32 pés perto da costa. Os três tripulantes tentaram fugir, conduzindo a embarcação em alta velocidade em direção à praia.

Eles abandonaram a embarcação e correram para o mato próximo. Um dos suspeitos foi baleado na praia durante a fuga, disseram as autoridades. A polícia prendeu um dos outros dois traficantes, identificado como um cidadão equatoriano de sobrenome Cacierra. O terceiro homem conseguiu escapar para a mata e continua foragido.O barco apreendido foi rebocado para a estação da Guarda Costeira em Golfito, onde a Polícia de Controle de Drogas da Costa Rica realizou uma inspeção detalhada.

De acordo com a Embaixada dos EUA, esta é a 17ª missão antidrogas conjunta realizada com a Costa Rica em 2025, resultando na apreensão de mais de 20 toneladas de drogas ilegais até o momento. A Costa Rica registrou um dos maiores volumes de apreensões de narcóticos na América Central nos últimos anos. Dados do MSP mostram que quase 32 toneladas de cocaína e 15 toneladas de maconha foram apreendidas somente em 2024.

Fonte AM Costa Rica e Stab

Michelle des Bouillons desceu uma onda de quase 25 metros em Nazaré e pode entrar para a história como a mulher que surfou a maior de todos os tempos. Em entrevista exclusiva ao Waves, ela conta como chegou até aqui.

De Bells Beach a Raglan, Brasil vive quatro etapas de domínio histórico: vitórias, finais, nota 10 e os quatro primeiros do ranking mundial com a mesma bandeira.

Maior onda já surfada por uma mulher no Brasil é registrada por Michaela Fregonese durante swell histórico em Jaguaruna (SC)

Doutor Guilherme Vieira Lima, explica como a estabilidade do core define a potência das manobras e protege o corpo de lesões crônicas.