Aposentadoria do mundial

Obrigado, Panda!

Relembre alguns dos melhores momentos da carreira de Willian Cardoso no CT, em homenagem feita pela WSL.

0

O terceiro dia de ação do Saquarema Pro terminou com um momento especial, a despedida do catarinense Willian Cardoso do Circuito Mundial, aos 36 anos de idade. Ele foi homenageado pelos amigos, que o carregaram pela praia até a arena do evento.

“Estou muito feliz, com a sensação única de dever cumprido. Foram 16, 17 anos na luta sempre com muita determinação de nunca desistir”, disse Willian Cardoso, logo que chegou na arena do evento. “Eu tentei ali até o último minuto me classificar, acreditando que a Nossa Senhora de Nazaré da igrejinha, fosse me abençoar enviando uma onda, para que não acabasse hoje. Mas, a festa está linda, maravilhosa, só tenho que agradecer a todos os meus amigos ao longo desses anos de carreira e tem um novo capítulo da minha vida por vir aí. Vai ser um novo momento e agradeço também a minha família, minha esposa, meu filho, vocês são tudo pra mim e a melhor coisa que eu carrego de tantos anos de alegria no Circuito Mundial”.

A última bateria da carreira de Willian Cardoso no Circuito Mundial foi vencida pelo líder do ranking do Challenger Series, o italiano Leonardo Fioravanti. O francês Joan Duru avançou em segundo lugar e o brasileiro foi eliminado junto com o havaiano Keanu Asing. O catarinense decidiu encerrar a carreira no mesmo lugar onde conquistou a sua única vitória em etapas do WSL Qualifying Series no Brasil, na Praia de Itaúna, em Saquarema, em 2010.

Willian nasceu em 8 de fevereiro de 1986, no ano que o Circuito Mundial voltou a ter etapa no Brasil, na Praia da Joaquina, em Florianópolis, capital do seu estado. Ele passou mais de 10 anos batalhando uma vaga no CT, ficou perto de conseguir várias vezes, saindo da lista nas etapas finais do Havaí. Até finalmente chegar na elite em 2018, aos 32 anos de idade. Pelo seu porte avantajado, ganhou o apelido de Panda e suas batidas e rasgadas abrindo grandes leques de água, ficaram conhecidas como as “Patadas do Panda”.

Foi assim que Willian conquistou uma vitória no CT em seu primeiro ano, nas ondas de Uluwatu, batendo o australiano Julian Wilson na decisão da etapa iniciada em Margaret River. Foi logo após um quinto lugar nas direitas de Keramas, em Bali. Esses dois resultados na Indonésia, foram os melhores da sua carreira na divisão de elite da WSL. Ele terminou em 13.o no ranking de 2018, mas em 2019 não conseguiu passar das oitavas de final em nenhuma das onze etapas e ficou em 24.o lugar, perdendo a vaga entre os tops do CT.

Nos mais de 16 anos de carreira de surfista profissional, antes de fazer parte do seleto grupo dos melhores do mundo, Willian Cardoso foi vice-campeão brasileiro em 2008, campeão sul-americano da WSL Latin America em 2010 e ganhou cinco etapas do Qualifying Series. A primeira foi o Movistar Pantin Classic na Espanha em 2008, evento que bicampeão em 2009, ano que venceu outra na perna europeia, nas Ilhas Açores de Portugal. Em 2010, ganhou o Coca-Cola Saquarema Pro na Praia de Itaúna e o último foi o tradicional Surfest de Newcastle na Austrália em 2012, na final brasileira com o hoje campeão mundial Filipe Toledo.