Kelly Slater

50 fatos sobre o GOAT

No dia do aniversário de Kelly Slater, descubra 50 curiosidades sobre o maior de todos os tempos.

0
Aos 50 anos, Slater prova que longevidade no surfe é possível.

Dia 11 de fevereiro de 2022, o maior surfistas de todos os tempos completa 50 anos. E esse texto poderia ser nostálgico, relembrando o que Kelly Slater já fez na cena do surfe mundial no passado. Mas falar de Slater é falar da atualidade, do recente, do moderno. Falar sobre Kelly é celebrar o atleta que, dias antes de completar meio século, comemorou seu oitavo título em Pipeline.

Sobre o futuro não sabemos muito. Como de costume, ele deixou no ar o que pretende com a sua tão brilhante carreira. Mas aqui, o Waves lista 50 coisas que você, como fã de surfe, precisa saber sobre o careca.

1. Idade: 50 anos. Nasceu em 11 de fevereiro de 1972.

2. Nasceu em: Cocoa Beach, Flórida, EUA.

3. Nome completo: Robert Kelly Slater

4. O apelido: Slats

5. Altura: 1,75m.

6. Peso: 72 kg.

7. Posição na prancha: Regular

8. Patrocinadores: Foi patrocinado por 20 anos pela Quiksilver, mas hoje tem o patrocínio de sua própria marca OuterKnown.

9. Website: www.kellyslater.com

10. Estado Civil: namorando, Kalani Miller desde 2008.

11. Filhos: Kelly tem uma filha, Taylor.

12. A sua primeira inspiração: seu irmão Sean

13. Seu primeiro ídolo: Buttons
Ele simplesmente amava o jeito que ele surfava, irreverente, trocava de base no meio de uma rasgada, sempre sorrindo e com ótima vibe. Kelly sofreu quando Buttons morreu.

14. Quem Kelly considera o melhor ser humano do mundo: Al Merick, um segundo pai para ele e shaper

15. As ondas favoritas no mundo (em ordem): Pipeline (Havaí), Kirra/Snapper Rocks/Greenmount (Austrália), Sebastian Inlet (seu pico na Flórida), Soup Bowls (Barbados), Cloudbreak/Restaurants (Fiji)

16. Grandes companheiros de viagem: Rob Machado e Shane Dorian

17. Um dia perfeito para Slater: Surfar o dia inteiro, fazer uma boa refeição, ouvir música e conversar com amigos em algum lugar confortável

18. Manobra que dá a maior satisfação: Provavelmente um grande tubo

19. Maior medo: envelhecer e não encontrar o amor

20. Passa-tempo na praia: catar conchas. Kelly adora catar conchas na praia em todos os lugares que vai.

21. Quem gostaria de ser por um dia: Um mendigo ou uma pessoa que passa fome na África, para apreender algo dessa experiência.

22. Títulos: É dono de 11 títulos mundiais

23. Hobby: Golfe, pesca e violão

24. Ondas grandes: Campeão do Eddie Aikau, em Waimea, em 2002

25. Próximo Grande desafio: Sair do circuito mundial (Esse já era o seu maior desafio em 2007, quando o livro ‘Kelly Slater, for the love’ foi publicado)

Kelly Slater é o surfista mais velho a vencer uma etapa do Mundial em Pipeline.

26. Aos 14 anos de idade ficou em 3º no mundial Pro Júnior: Em Newquay, na Inglaterra, Kelly chegou ao 3º lugar do ranking no mundial Pro Junior (para atletas até 18 anos) quando tinha apenas 14 anos de idade, fazendo com que ele fosse o mais novo surfista a chegar em uma posição tão alta no ranking.

27. Kelly é amigo do Jack Johnson desde os 15 anos de idade: Jack Johnson tinha apenas 12 anos quando eles se conheceram no Havaí. Eles ficaram amigos apesar da diferença de idade. Eles curtiam, surfavam juntos e mais tarde aprenderam a tocar violão.

28. Kelly poderia ser descrito como o cara que está sempre uma hora atrasado: Segundo seus amigos, Kelly sempre se atrasa para compromissos. Mas não por desrespeito a quem o aguarda e sim por respeito para com quem ele está falando. Ele é um ótimo ouvinte e adora entrar numa boa conversa, seja sobre pranchas ou sobre uma teoria da conspiração de alguma empresa de petróleo. Ele nunca deixa uma conversa inacabada.

29. Kelly participava do BDPOC com seus amigos: A sigla significava Backdoor Paddle Out Contest. Uma competição de brincadeira que fazia com seus amigos para ver quem chegava primeiro no outside de Backdoor e com o cabelo seco. O legal é que não tinham regras. Um podia puxar a cordinha do outro, sacanear, fazer de tudo para o amigo ficar para trás. Eles optavam por entrar por Backdoor ao invés de utilizarem o canal de Pipe, tudo para ficarem familiarizados com aquela parte perigosa da bancada.

30 . Foi protagonista do seriado americano S.O.S Malibu (Baywatch) em 1992, e odiou a experiência.

Kelly Slater durante a participação em BaywatchBaywatch
Kelly Slater durante a participação em Baywatch

31. Kelly quase se afogou por causa de um arame farpado no lineup: Tudo bem gente, isso não foi na vida real. O fato aconteceu no primeiro episódio de S.O.S Malibu. Ele arrumava encrenca na praia com os “The Shooters”, locais da praia, que armavam essa cilada para ele.

32. Em meados dos anos 90 Kelly foi a falência: Ele não nasceu em família rica. Os Slaters passaram por dificuldades financeiras ao longo da vida. Mas no início de careira Kelly já ganhou bastante dinheiro. E em meados de 90, ele já tinha ganhado mais de 1 milhão de dólares. Mas quando quis comprar uma casa no sul da Flórida descobriu que estava falido. Ele e sua mãe, que o ajudava a administrar a grana, haviam gasto todo o dinheiro que ele havia ganhado.

33. Kelly mantinha uma pasta com as planilhas de pontuação dos juízes: Pós primeiro título mundial, Kelly enfrentou diversos problemas familiares que o tiraram do foco. Para recuperar o sucesso competitivo, ele começou a guardar as planilhas de pontuação e anotar, prestar atenção, o porque havia perdido. A técnica deu resultado!

34. Aos 18 anos, um de seus sonhos era viver até os 118 anos: Esse sonho não vai depender muito só do que Slater fizer ao longo da vida para se realizar. Mas visto que aos 50 anos está competindo em altíssimo nível, chegar aos 118 anos não parece impossível. Além do que Kelly se alimenta muito bem de comidas orgânicas, se alonga, medita, então… Há quem diga que o ser humano que vai viver 115 anos já está na Terra, quem sabe não é Mister Slater?!

35. Kelly Slater batia nos meninos da escola que chamavam sua mãe de lésbica: Seu irmão mais velho Sean o ensinou a defender a família. E eles não tinham dúvidas: sentavam a mão nos moleques que se atrevessem a falar mal da mãe deles.

36. Já namorou 2 musas do showbiz: Kelly já namorou sério a atriz Pamela Anderson, já deu uma namoradinha da super modelo brasileira Gisele Bündchen. Também há boatos de que ele teve um caso com a atriz hollywoodiana Cameron Diaz, o qual ele desmente em seu livro, dizendo que foi apenas uma amizade.

37. Construiu uma piscina de ondas: Esse era um sonho antigo de Kelly, que ele realizou aos 44 anos. Trabalhando no projeto há mais de 10 anos, a Kelly Slater Wave Company lançou seu primeiro protótipo em 2016. Com tubos perfeitos, Kelly quer que as etapas do circuito mundial possam acontecer em piscinas de ondas.

38. Kelly comprou ao longo da vida cotas de carbono: Isso significa que ele “compra” o plantio de árvores para a diminuição de gases tóxicos na atmosfera.

39. Sonhava em ser ventríloquo: era fã do Steve Martin e, por isso, queria ser ator ou comediante. Queria ganhar um boneco ventríloquo de Natal.
40. Quase não se reclassificou para a elite depois de vencer o primeiro título mundial, por estar deprimido e sem dinheiro
41. Influenciado por Mike Stewart, preferiu terminar o colegial ao invés de virar Pro
Kelly conseguiu nota máxima de 20 pontos, dos 20 possíveis, por duas vezes em Teahupoo.© WSL / Will Hayden-Smith
Kelly conseguiu nota máxima de 20 pontos, dos 20 possíveis, por duas vezes em Teahupoo.

42. Já fez 13 finais em Pipeline, das quais venceu 8

43. Foi o mais velho surfista a ser campeão em Pipeline, aos 49 anos

44. Foi o mais velho surfista a ser campeão do mundo, aos 39 anos em 2011

45. Perdeu 4 das 5 finais que disputou contra Andy Irons, seu maior rival

46. Os anos que mais venceu foi em 1996 e em 2008, nos quais venceu 7 eventos do WT em cada um

47. Taj Burrow é o maior freguês de Slater: das 7 finais que os dois já se enfrentaram, Taj perdeu 5 vezes para Slater.

48. Adriano de Souza é o brasileiro que mais venceu Slater: foram 11 vezes das 24 que disputaram entre 2004 e 2016.

49. Kelly já fez 20 pontos dos 20 possíveis três vezes no circuito mundial: em Teahupoo (2005), Fiji (2013) e Teahupoo (2016).

50. Kelly já participou de dois X Games: Sim, nos anos de 2003 e 2004, os X Games, famosa competição dos esportes de ação dos Estados Unidos, realizou provas de surfe. E Kelly Slater foi um dos participantes da competição que era feita em equipe. Mas não levou nenhuma medalha!