Los Angeles 2028

Surfe aprovado nas Olimpíadas

Surfe é incluído em três Jogos Olímpicos consecutivos após Tóquio 2020 e Paris 2024.

0
Surfe é incluído nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.

Na 139ª Sessão do Comitê Olímpico Internacional (COI), realizada hoje em Pequim, China, o surfe foi aprovado para ser incluído no Programa Esportivo Inicial de LA28. Após uma votação dos membros do COI, o surfe agora está integrado ao grupo de 28 esportes olímpicos.

O anúncio solidifica o surfe como um elemento de longo prazo no Programa Olímpico. O presidente da ISA confirmou a empolgação dele e da ISA em potencialmente mostrar o grande valor do esporte nos Jogos Olímpicos de Brisbane 2032, onde o surfe é uma parte essencial da cultura da Gold Coast, Austrália.

“Desde o início da minha presidência, há 27 anos, era meu sonho e esperança mostrar que o surfe era digno de inclusão de longo prazo nos Jogos Olímpicos. Hoje é um dia verdadeiramente maravilhoso quando esse sonho se torna uma realidade permanente. Meu coração está cheio de gratidão neste momento de celebração para todos os surfistas e fãs de surfe”, diz o Presidente da ISA, Fernando Aguerre.

Italo Ferreira é o primeiro medalhista olímpico do surfe na história.

“Sempre soubemos que o surfe era uma escolha natural para a LA28. Como esporte oficial da Califórnia, o surfe é ação, juventude e energia combinadas. E temos uma conexão poderosa com o meio ambiente e a vida sustentável. Uma receita perfeita para o futuro do Programa de Jogos”, completa Aguerre.

“Estamos entusiasmados por fazer parte de um novo futuro para os Jogos Olímpicos. Juntos somos mais fortes. Juntos, estamos trazendo uma nova. Juntos, estamos fazendo um mundo melhor através do surfe e do esporte”.

Para o presidente dos Jogos LA28, Casey Wasserman: “Los Angeles é um lugar diferente de qualquer outro e será incrível receber surfe, skate e escalada como esportes icônicos da Costa Oeste ao lado dos favoritos dos fãs olímpicos”.

Campeã de Tóquio 2020, Carissa Moore espera inspirar novos praticantes. “Uma das razões pelas quais eu amo tanto surfar é que o mundo em que vivemos hoje é tão rápido e, no oceano, você tem que estar presente. Meu objetivo é inspirar apenas uma pessoa, despertar sua paixão e fazê-la tentar subir em uma prancha de surfe pela primeira vez”.

Carissa Moore é a primeira mulher a vencer no surfe olímpico.