ISA World Games

Vagas olímpicas em jogo

ISA World Surfing Games em El Salvador vai definir os 12 últimos classificados aos Jogos Olímpicos de Tóquio.

0
El Salvador sedia nova edição do Mundial da ISA.

Último evento de qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, o Surf City El Salvador ISA World Surfing Games acontece entre os dias 29 de maio e 6 de junho nos picos de El Sunzal e La Bocana, em El Salvador.

Serão definidas as 12 últimas vagas para as Olimpíadas – sete para as mulheres e cinco para os homens. Dos 40 surfistas que vão competir em Tóquio, 28 já estão elegíveis pelo Championship Tour de 2019, ISA Games 2019 e Jogos Pan-Americanos de Lima 2019.

A seleção brasileira vai defender o título por equipes e já está escalada com Italo Ferreira, Silvana Lima, Gabriel Medina, Filipe Toledo, Tatiana Weston-Webb e Julia Santos.

Italo foi medalhista de ouro no último Mundial, disputado em 2019 no Japão, enquanto Silvana ficou com a prata. Ao lado de Medina e Tatiana Weston-Webb, eles também já estão garantidos em Tóquio.

O ISA World Surfing Games de 2021 também espera receber outros 200 atletas, de mais de 50 países. “Finalmente chegou o momento de definir os últimos surfistas olímpicos. Tem sido uma época desafiadora em todo o mundo, mas agora podemos ver a luz no fim do túnel”, afirma Fernando Aguerre, presidente da ISA.

Com prioridade para segurança dos atletas, a ISA e o governo de El Salvador reforçaram as diretrizes de saúde que serão implementadas. O plano inclui o protocolo de teste da Covid-19, redução de pessoal no local, medidas de biossegurança e procedimentos de entrada e saída em El Salvador, dentre diversas outras precauções.

“Estamos muito satisfeitos com o empenho de nossa equipe e do governo de El Salvador na implementação do plano de saúde e biossegurança. Temos consultado especialistas em saúde, internos e externos, para garantir que estamos criando um ambiente seguro para todos os participantes do evento”, completa Aguerre.

Famosos picos de surfe em El Salvador, La Bocana e El Sunzal vão abrigar a competição. La Bocana é uma onda de boca de rio, sendo uma das mais consistentes da região. Além disso, é uma das poucas esquerdas do país. Já El Sunzal é uma cobiçada direita que quebra sobre um fundo de pedra.

La Bocana:

El Sunzal:

Guia de El Salvador: