Rip Curl WSL Finals

Expectativa alta em Trestles

Brasileiros revelam expectativas para o Rip Curl WSL Finals em Trestles, Califórnia (EUA). Próxima chamada nesta sexta-feira (10) às 11h30 (de Brasília).

0

O Rip Curl WSL Finals abriu nesta quinta-feira (9) o prazo para definir os campeões mundiais de 2021, que vai até 17 de setembro em San Clemente, na Califórnia (EUA). A primeira chamada foi feita e o evento não foi iniciado, devido às fracas condições do mar em Trestles. A próxima está marcada para às 11h30 (de Brasília) desta sexta-feira (10).

Pela primeira vez em 45 anos de história, os títulos serão disputados entre os top 5 e as top 5 do ranking, em um sistema de baterias mata-mata, no melhor dia do mar no pico californiano.

Clique aqui para ver a previsão das ondas para a etapa

Os brasileiros são favoritos para conquistar o pentacampeonato mundial masculino, com Gabriel Medina, Italo Ferreira e Filipe Toledo nas primeiras posições no ranking após sete etapas do Tour. Já Tatiana Weston-Webb é a vice-líder e tenta o primeiro título verde e amarelo feminino.

Os finalistas Morgan Cibilic, Filipe Toledo, Gabriel Medina, Italo Ferreira e Conner Coffin.

Todos os dez concorrentes aos títulos participaram na terça-feira (7) de uma cerimônia de apresentação, e falaram sobre a expectativa para o evento, com este novo formato que será inaugurado pela WSL.

“Ganhar o terceiro título mundial é o meu maior objetivo”, disse Gabriel Medina, campeão mundial nas temporadas de 2014 e 2018. “A emoção de conquistar o título é incrível. Todos os surfistas que eu mais admiro ganharam três títulos, então eu realmente quero fazer parte desse grupo. Eu sei que vai ser difícil, mas tenho treinado bastante, surfado todos os dias e me preparado muito forte para que isso aconteça aqui”.

“Esse tem sido um ano muito especial para mim”, disse o atual campeão mundial, Italo Ferreira, que conquistou a primeira medalha de ouro da história do surfe nas Olimpíadas. “Todos esses surfistas que estão aqui, são uma grande inspiração para mim e estou muito animado para competir com eles neste próximo desafio da minha carreira”.

Italo Ferreira vai em busca do segundo título mundial.

Tatiana Weston-Webb respondeu sobre esse momento especial do Brasil no surfe mundial. “Seria uma honra para mim estar no pódio com qualquer pessoa, mas será muito melhor se for com um brasileiro também. Para o nosso país, seria marcante ter dois campeões mundiais, no masculino e feminino. O Gabriel (Medina), o Italo (Ferreira) e o Filipe (Toledo), me dão muito inspiração e seria uma honra estar ao lado deles no pódio”.

Tatiana Weston-Webb chega nas finais como a segunda melhor do ranking.

“Eu sinto que é uma grande oportunidade para mim e será incrível estar no pódio com o troféu de campeão”, disse Filipe Toledo, que mora em San Clemente e conhece bem as ondas de Trestles, inclusive vencendo a última etapa do CT lá disputada em 2017. “Sei que ainda tem muitos desafios pela frente neste evento, mas tenho treinado forte e estou curtindo ao máximo meu tempo aqui. Agora é só esperar por boas ondas, a previsão parece ótima e só quero me divertir”.

Os cobiçados troféus de melhores surfistas do mundo.

Pentacampeonato – O WSL Finals vai inaugurar um sistema mata-mata para definir os campeões mundiais de 2021. Os líderes dos rankings terão a maior chance e decidirão os títulos em uma melhor de três baterias, então Gabriel Medina está a dois passos de registrar seu nome em um seleto grupo de apenas cinco surfistas que foram campeões três vezes, nos 45 anos do Circuito Mundial: Kelly Slater, Mark Richards, Tom Curren, Andy Irons (in memoriam) e Mick Fanning.

Medina foi o primeiro brasileiro a conseguir o título em 2014 e repetiu o feito em 2018. Curiosamente, as duas conquistas foram seguidas por bicampeonatos do Brasil, com Adriano de Souza ganhando em 2015 e Italo Ferreira em 2019. Agora, o pentacampeonato brasileiro pode ser sacramentado por um igualmente inédito tri consecutivo.

Seria a coroação da excelente temporada da seleção brasileira da WSL esse ano, chegando nas finais das sete etapas e ganhando cinco. Inclusive, todas as quatro disputadas na Austrália, com Gabriel Medina em Sidney e em Rottnest Island, Italo Ferreira em Newcastle e Filipe Toledo numa dobradinha brasileira no alto do pódio com Tatiana Weston-Webb em Margaret River.

Cerimônia de apresentação do Rip Curl WSL Finals.

Decisão dos títulos – Filipe ainda ganhou a etapa do Surf Ranch, quando confirmou o terceiro lugar no ranking. Ele será o primeiro brasileiro a competir em Trestles e seu adversário sairá do confronto entre o quarto e quinto colocados, o norte-americano Conner Coffin e o australiano Morgan Cibilic. Quem passar dessa bateria do Filipe, enfrentará o vice-líder, atual campeão mundial e medalhista de ouro nas Olimpíadas, Italo Ferreira, com o vencedor avançando para decidir o título mundial de 2021 em uma melhor de três com o bicampeão Gabriel Medina.

Na categoria feminina, a batalha começa com a heptacampeã mundial Stephanie Gilmore contra a francesa Johanne Defay. Quem passar, enfrenta a outra concorrente da Austrália, Sally Fitzgibbons. Esta disputa define a adversária da brasileira Tatiana Weston-Webb no confronto que vai apontar a finalista na decisão do título com a havaiana Carissa Moore, também em uma melhor de três baterias.

Tatiana Weston-Webb, Johanne Defay, Carissa Moore, Sally Fitzgibbons e Stephanie Gilmore estão na briga do título.

Próxima chamada – A próxima chamada para o Rip Curl WSL Finals está marcada para às 11h30 (de Brasília) desta sexta-feira (10). Assista às disputas ao vivo aqui no Waves.