Juiz de prioridade

O trabalho na cabine

Salvador Lamas explica como é o trabalho do juiz de prioridade, função que ganhou destaque depois da polêmica interferência de Gabriel Medina sobre Caio Ibelli no CT de Portugal.

0

O assunto do momento no mundo do surfe é a interferência cometida por Gabriel Medina sobre Caio Ibelli no CT de Portugal. O caso aconteceu após os dois surfarem a mesma onda, indo um para a direita e o outro para a esquerda. Apesar de a onda de Medina ter sido mais curta, Caio conseguiu voltar antes ao outside – na visão do juiz de prioridade -, e por isso ganhou o direito de surfar a próxima onda. Medina acreditou ter voltado antes e imaginou ter conquistado esse direito. Poucos minutos depois, os dois remaram juntos numa direita e Medina sofreu uma penalidade que foi determinante para sua eliminação.

Após o caso, a função do juiz de prioridade ganhou destaque. Mas, o que faz esse profissional? Ele tem ajuda de outras pessoas ou toma as decisões sozinho?

Pra explicar isso, o novo episódio da série “SURFE TV no Circuito Mundial”, que tem as análises do experiente Salvador Lamas, tem o assunto como tema.

* Salvador Lamas @salvador_lamas é ex-surfista profissional (integrante do SuperSurf), foi treinador da equipe peruana de surfe profissional e juiz do Circuito Brasileiro Profissional (ABRASP) e da WSL South America. Atualmente é treinador (Professor de Educação Física) e fabricante de cerveja artesanal (Ziege Zag).

Inscreva-se no canal Surfe TV e confira @surfetv no Instagram.

Direção, Produção e Edição: Carlos Matias

Imagens: Carlos Matias e WSL

Arte: André Bremer, Carlos Matias, Gabriel David e Mari Taboada.

Música: Hot Heat – Topher Mohr and Alex Elena

Apoio de mídia: Waves