Circuito Ascas

Conheça os campeões

Campeões do Circuito Ascas 2020 são definidos em evento no Balneário Rincão(SC), no último fim de semana.

0
Ramiro Rubim venceu categoria Open no fim de semana.

Após a suspensão dos eventos esportivos em Santa Catarina pela pandemia de coronavírus em 2020, a Associação Sul Catarinense de Surf realizou sua terceira e última etapa do Circuito Ascas, com a presença de 115 competidores disputando nas nove categorias da prova.

A participação de atletas de várias partes do estado e outras cidades do país foi um dos destaques do evento neste último final de semana, que contou com sol e boas ondas na Plataforma norte em Balneário Rincão(SC).

Para Ricardo Martins, presidente da Ascas, o sucesso das três etapas do circuito 2020 se deve ao trabalho em conjunto da diretoria e de todos os seus parceiros, cada um atuando em suas respectivas funções. “Gostaria de agradecer a Prefeitura de Balneário Rincão e a todos os patrocinadores que entenderam a importância de eventos desse porte em nossa cidade. Isso só fortalece ainda mais o surfe e a evolução dos atletas de nossa região”, declarou Martins.

Campeões da terceira etapa e do circuito 2020

Antes das finais, a diretoria parou o evento e fez um minuto de silêncio em memória ao surfista de Florianópolis Marcelo Tonon, falecido na semana do evento após sofrer um mal súbito durante uma sessão de surfe na praia da Joaquina.

A final Kahuna contou com a presença de atletas de diferentes partes do estado: Valdemor Bittencourt, de São Francisco do Sul (SC), Rafael Guimarães, Florianópolis (SC), Jefferson Rocha, de Balneário Gaivota (SC) e Renato De Luca, de Balneário Rincão (SC), que usou seu conhecimento local para vencer a etapa.

Mesmo perdendo na semifinal, o surfista de Balneário Arroio do Silva (SC) Fernando Vitor terminou em primeiro no ranking e conquistou o título da categoria Kahuna do circuito Ascas 2020.

Paulo Costa confirma favoritismo no longboard.

Paulo Costa confirmou o favoritismo e venceu mais uma vez a categoria Longboard no circuito. Foi a terceira vitória consecutiva do imbitubense, que obteve 100% de aproveitamento nas etapas para sagrar-se campeão.

Os títulos Infantil e Iniciantes da etapa foram respectivamente para a dupla de Florianópolis Yuri Gabryel e Henrique Venceslau. Yuri é local da praia do Campeche, e cravou a maior nota (9.50) e a maior média da competição (17.67 pontos) na semifinal Infantil. O imbitubense Lucas Costa ficou em terceiro na Iniciantes e perdeu na semifinal Infantil, resultados que lhe deram os títulos nessas duas categorias.

A decisão na Junior foi eletrizante entre quatro talentos do surfe catarinense. Local da Praia do Rosa, Patrick Plachi apresentou excelentes performances durante todo o evento e venceu a prova. O campeão na categoria foi Pedro Ferreira, que empatou na liderança do ranking com João Guimarães, de Floripa, mas ficou com o título no critério de desempate.

Entre as meninas, apesar de não ter disputado essa última etapa, a local Leticia Schimitt confirmou o título do circuito na categoria Feminina. Argentina radicada na Praia do Rosa, Alma Corgiolu venceu o evento.

A categoria Local foi uma das melhores disputas do circuito, decidida na última bateria do campeonato. O líder do ranking Gustavo Conti perdeu na semifinal, abrindo caminho para o vice-líder Gustavo Spillere reverter a situação a seu favor. Para isso, ele teria que vencer a etapa para ficar com o título da temporada.

Spillere chegou perto do seu objetivo na final Local, mas terminou em segundo lugar na etapa e no circuito. A vitória foi para Gabriel Galdino, um dos melhores surfistas da região, que apostou em manobras fortes e encaixadas de backside para ficar com o título.

Yuri Gabryel, vence na Infantil.

Jussemir Junior “Coquinho”, de Florianópolis(SC) travou uma batalha feroz com Rafael França, de Balneário Arroio do Silva (SC) pelo título da Master. O local da praia do Campeche é o atual campeão catarinense da categoria, e marcou 12.00 pontos na decisão contra 11.14 pontos de França.

A dupla abriu uma boa vantagem pra cima de Lucas Batista (3º) e Gustavo Spillere (4º) durante a decisão. O campeão do ranking na categoria Master foi Fernando Alves, local da Praia do Rosa, que perdeu na semifinal, mas comemorou o título em Balneário Rincão.

A final da categoria Open foi composta por dois surfistas de Floripa (Ramiro Rubim e Jussemir Junior), um da praia do Rosa (Pedro David) e um representante de Torres (RS) (Gustavo Borges). Em mais uma disputa acirrada, o local do Campeche Ramiro Rubim levou a melhor e venceu essa última etapa.

Pela vitória, Ramiro recebeu troféu, kit recheado com produtos e acessórios e uma prancha Ricardo Martins oferecida pela Session Surf Store de Criciúma (SC).

A disputa pela passagem para o Peru oferecida ao campeão do ranking Open do Circuito foi definida nas fases anteriores. Gabriel Galdino (que liderava o ranking) perdeu no segundo round e terminou a prova na 9ª colocação. O então vice-líder Guilherme Oliveira avançou para semifinal e perdeu, ficando com a 5ª posição na etapa. Esse resultado rendeu ao surfista de Balneário Arroio do Silva o título do circuito 2020 na categoria, superando Galdino por apenas 72 pontos no ranking.

Pódio da categoria Local em Balneário Rincão (SC).

Premiação do Circuito Ascas no Rincão.

Desde o início do circuito no verão 2020, marcado pela paralisação de suas disputas em decorrência da pandemia de Covid-19, até sua conclusão em julho de 2021, foram cerca de um ano e meio de espera.

A premiação oficial dos nove campeões do ranking 2020 será realizada no final deste ano, durante a abertura do novo circuito que está sendo produzido pela Associação Sul Catarinense de Surf, edição 2021/22, ainda sem data marcada.

Resultados

Open
1 Ramiro Rubim
2 Gustavo Borges
3 Pedro David
4 Jussemir Junior

Junior
1 Patrick Plachi
2 Murilo Brandt
3 Luan Moreno
4 João Vitor Guimarães

Master
1 Jussemir Junior
2 Rafael França
3 Lucas Batista
4 Gustavo Spillere

Infantil
1 Yuri Gabryel
2 Cauã Demisk
3 Bruno Lanças
4 Rodrigo Acom

Local
1 Gabriel Galdino
2 Gustavo Spillere
3 Rafael De Luca
4 Rafael Aguiar

Iniciantes
1 Henrique Venceslau
2 Yuri Gabryel
3 Lucas Costa
4 Michel Demétrio

Kahuna
1 Renato De Luca
2 Jeferson Rocha
3 Valdemor Bittencourt
4 Rafael Guimarães

Longboard
1 Paulo Costa
2 Tiago Lima
3 Rodrigo de Carvalho
4 Marcelo Foguinho

Feminino
1 Alma Corgiolu
2 Nalu Medeiros Demisk
3 Jaiane Michels

Ranking final após três etapas:

Open
1 Guilherme Oliveira
2 Gabriel Galdino
3 João Carlos Ely
4 Gustavo Spillere

Junior
1 Pedro Ferreira
1 João Vitor Guimarães
3 Luan Moreno
4 Bruno Cavaler

Local
1 Gustavo Conti
2 Eduardo Spillere
3 Gabriel Galdino
4 Jeronimo Zaniboni

Iniciantes
1 Lucas Costa
2 Michel Demétrio
3 Lucas Cardoso
4 Caua Brunnel

Infantil
1 Lucas Costa
2 Michel Demétrio
3 Mariah Cardoso
4 Henrique Venceslau

Longboard
1 Paulo Costa
2 Marcelo Foguinho
3 Guilherme Pelegrim
4 Samuel Menegon

Feminino
1 Leticia Schimidtt
2 Duda Porto
3 Fernanda Toscano
3 Alma Corgiolu

Kahuna
1 Fernando Vitor
2 Ricardo Martins
3 Aldrin Pereira
4 Rafael Guimarães

Master
1 Fernando Alves
2 Gustavo Spillere
3 Fernando Bretas
4 Renato De Luca