OP ASJ Kids and Kings

Joaca em alto nível

Praia da Joaquina quebra em condições clássicas para a segunda etapa do OP ASJ Kids and Kings, circuito promovido pela associação local.

0
Guilherme Ferreira impõe respeito em casa e fatura título na Open.

A previsão de altas ondas se confirmou para a realização da segunda etapa do circuito OP ASJ Kids and Kings 2019, no último final de semana (20 e 21), na praia da Joaquina, Florianópolis (SC).

O pico do swell atingiu cerca de 4 metros no domingo, escrevendo mais um capítulo glorioso na rica história do surfe competição em Santa Catarina. “Joaquina sendo Joaquina!”, resumiu Roberto Perdigão, Tour Manager da WSL South America e que prestigiou a disputa.

As condições estavam tão incríveis que atraíram experientes atletas à etapa. “Quando vi esse swell quebrando perfeito na Joaca fiquei aguardando uma chance para competir na Master. Tirei minha Havenga 8 pés que enfeitava a sala de casa e coloquei em ação”, declara Márcio Farney, que conseguiu a vaga no evento e chegou à final da categoria.

“As etapas do profissional e da abertura do ASJ deste ano foram demais, e agora sem palavras para comentar o que foi esse final de semana aqui na Joaca. Todos estão de parabéns”, completa Cristiano Melo, presidente da ASJ (Associação de Surf da Joaquina).

Argentino Santiago Alegria Mena vence disputa acirrada na Sub 18.

Finais de sábado As séries ultrapassaram 2 metros, despertando o famoso “expresso Joaca para esquerda” e o lendário parcel localizado na reta das dunas a quilômetros da costa. Algumas baterias tiveram W.O e o cronograma foi adiantado, com a definição de sete categorias do circuito.

O primeiro título foi na Sub 10, em uma final composta por cinco atletas. Vitória para Yuri Gabriel. Entre as meninas da Sub 12, Isabelle Nalu conquistou a primeira posição, para a alegria de seu pai, o big rider e waterman Everaldo Pato Teixeira.

Pâmella Mel foi o nome da Feminino Sub 16, ficando com a primeira colocação e a liderança do circuito OP ASJ 2019. O chileno Noel De La Torre foi o melhor na Masculino Sub 14, finalizando o segundo final de semana seguido com títulos em competições catarinenses.

A disputa da Masculino Sub 16 veio na sequência, decidida no finalzinho e de virada para o local Luã Silveira em cima de Luiz Mendes, de Barra do Sul (SC).

Gabriel Ogasahara repetiu o resultado da primeira etapa e venceu a Masculino Sub 12, se isolando no ranking. Na decisão da Masculino Sub 18, teve festa argentina nas areias da Joaca. A vitória emocionante de Santiago Alegria Mena foi acirrada até os segundos finais contra Luiz Mendes, líder do ranking, que ainda teve a chance da virada em sua última onda.

Pâmella Mel leva a melhor entre as meninas da Sub 16.

Domingo de Joaquina nervosa As ondas aumentaram ainda mais, chegando a 12 pés (cerca de 4 metros no seu ápice) para o último dia de prova. Vale ressaltar a rápida e precisa decisão emitida pela comissão técnica, que determinou o auxílio dos jet-skis aos atletas na hora de entrarem no mar, resolução que serviu durante todo o dia.

O local Luciano Nem venceu a Adaptados Masculino, após surfar uma onda da série atrás da pedra Careca e arrancar 8.00 pontos. Na Adaptados Feminino, título para Denise, e a primeira posição da categoria Deficientes Visuais ficou para o Jackson. Destaque para o suporte dado a estes atletas pela Associação Surf Sem Fronteiras, que realiza um trabalho voluntário junto à modalidade.

A final Master teve o embate entre “titãs” do surfe catarinense, reunindo quatro competidores experientes numa arena digna para este encontro. Vitória de Jussemir Junior, que surfou uma longa esquerda e quase parou em sua casa no Campeche. Adriano Lemos terminou em segundo, Márcio Farney em terceiro e Guga Arruda em quarto

A categoria Local foi vencida por Cristian Silva, que superou Guilherme Ferreira por menos de 1.00 ponto de diferença. Gui estaria na bateria seguinte decidindo a Open, e fechando o evento de forma espetacular.

Dessa vez Ferreira não deixou a vitória escapar, conquistando a primeira colocação Open, em um evento que por muitos anos vai habitar a memória de todos os envolvidos. “Foi uma dádiva estar disputando esse campeonato em condições épicas, num mar gigante como esse. Estou feliz, pois ando afastado das competições, mas em ondas como essas, o sangue de competidor fala mais alto e o instinto prevalece”, declara o campeão, que é salva-vidas na Joaca e conhece muito bem o terreno.

A próxima etapa do Circuito OP ASJ Kids and Kings 2019 fecha o calendário da Associação de Surf da Joaquina nos dias 15, 16 e 17 de dezembro, junto com a etapa única do Interassociações, definindo os campeões da temporada deste ano.

A segunda etapa do Circuito OP ASJ Kids and Kings 2019 tem o patrocínio da Ocean Pacific (OP), Prefeitura Municipal de Florianópolis, Secretaria de Cultura Esporte e Juventude, Fundação Municipal de Esportes, Puerto Escondido Kiosque Mexicano, Liquid Trips, Hot Glass, Kxo Shaper, Rhyno Foam e Kbral Centro Automotivo. Apoio: Banana Wax, Panificadora Lisboa, Silverbay, Tikehau Surf Shop, Rebel Store, Cabrera Náutica, Jonh Carper Hawaii, AS Fins, Restaurante Pedra Careca, Mix Fins, Cris Hotel, Hibrid, Palm, Floripa Team, Bar e Restaurante À Tôa na Jôa e Joaquina Surf Shop. Realização: ASJ (Associação de Surf da Joaquina). Supervisão técnica: Fecasurf (Federação Catarinense de Surf).

Resultados

Open

1 Guilherme Ferreira
2 José Muniz
3 Ramiro Rubim
4 Marlon Klein

Sub 18

1 Santiago Alegria Mena (ARG)
2 Luiz Mendes
3 Luã Silveira
4 Kayki Araújo

Sub 16

1 Luã Silveira
2 Luiz Mendes
3 Kayki Araújo
4 Teo Rodrigues (ARG)

Master

1 Jussemir Junior
2 Adriano Lemos
3 Márcio Farney
4 Guga Arruda

Sub 14

1 Noel De La Torre(Chile)
2 Gabriel Ogasahara
3 Takeshi Oyama
4 Caetano Silveira

Sub 12

1 Gabriel Ogasahara
2 Yuri Gabriel
3 Keone Roitman (HAW)
4 Davi Glazer

Sub 10

1 Yuri Gabriel
2 Michel Demétrio
3 Luiza Rosa Teixeira
4 Polinho
5 Arthur Machado

Local

1 Cristian Silva
2 Guilherme Ferreira
3 Pedro Souza
4 Gabriel Naza

Surf Adaptado

1 Luciano Nem
2 Pablo Ortiz
3 Fidel Teixeira
4 Gelder Costa

Deficiente Visual

1 Jackson
2 Samuel
3 Mauri
4 Derick

Surfe Adaptado Feminino

1 Denise
2 Franciele
3 Vitória

Feminino Sub 16

1 Pâmella Mel
2 Yasmin Dias
3 Flávia Ciansarulo
4 Bela Nalu

Feminino Sub 12

1 Bela Nalu
2 Joana Camila
3 Luiza Rosa Teixeira