Festival Caraguatatubense

Sapê define campeões

Festival Caraguatatubense de Surf 2023 acontece na Praia do Sapê, Ubatuba (SP). Conheça os campeões e classificados para campeonato paulista amador 2024.

0

Em ondas de até um metro com séries maiores, aconteceu nos dias 9 e 10 de dezembro o Festival Caraguatatubense de Surf 2023, na Praia do Sapê, em Ubatuba (SP). O evento reuniu atletas de todo litoral paulista que disputaram nas categorias, Sub 14, Sub 18 Masculino, Sub 16 Feminino e as disputas valeram pontuações para as vagas do paulista amador de 2024, da Federação de Surf do Estado de São Paulo (SPsurf).

Além das categorias de base, estiveram em disputas a Longboard Open, Masculino e Feminino, que foram vencidas pelos atletas Davi Santos, de Ubatuba, e Gisele Kian, de Caraguatatuba.

O campeonato ainda contou com disputas nas categorias Longboard Master (masculino – acima de 40 anos), vencida por Túllio Dalpiaz, e a kahuna (acima de 50 anos), vencida por Fabio Chati.

“Fechamos o ano com chave de ouro ao premiar os campeões de 2023 em várias categorias do circuito. Neste festival conseguimos reunir mais de 70 atletas, número que nos surpreendeu. Apesar da chuva intensa, as ondas rolaram e os atletas puderam dar um show de surf. O legal foi ver os familiares que se divertiram muito durante os dois dias do evento”, comentou Luciano Sant’anna, organizador e presidente da ASC-LN (Associação de Surfe de Caraguatatuba).

A Praia do Sapê é tradicionalmente frequentada pelos surfistas de Caraguatatuba desde os anos 70 e 80, onde se iniciaram as disputas dos primeiros festivais de surfe. Dessa vez não foi muito diferente, atletas de todo litoral norte e baixada santista, participaram do festival e relembraram grandes rivalidades, saudáveis e amistosas, que aconteciam nos anos dourados do surfe caraguatatubense.

Nesta edição teve uma pitada de charme proporcionada pelas atletas do Longboard Feminino, além da nostalgia dos legends que fizeram uma bateria de apresentação vencida pelo surfista local do Sapê, Mário Durão, numa bateria que contou com o shaper Augusto Mota, de Ubatuba, que ficou em segundo, Beto Fernandes, de Santos, em terceiro, um dos mais velhos do evento, ao Lado de Eduardo Mixirica.

Para completar, Luciano Sant’anna presidente da ASC-LN, acabou substituindo a ausência do legend convidado, Marco Fonseca, que não pode comparecer por motivos de saúde.

Vale ressaltar que o ambiente do evento foi de total conexão e integração entre atletas e público, e ainda contou com a visita de integrantes da célula da Igreja Bola de Neve, de Maranduba, que fizeram uma conexão espiritual entre os surfistas na praia.

A premiação aos grandes campeões de 2023 foi feita na festa de cerimônia de entrega de prêmios no Makai Bar e Espetaria, na noite de 10 de dezembro, e a ASC-LN entregou os troféus, kits, pranchas e blocos de pranchas aos campeões.

Também fez parte da premiação uma assinaturas premium, em plataformas digitais de checagem de ondas, avaliações médicas, que foram oferecidas pelo Instituto Oceano, além de potes de açaí do No Vaca Açaí. E o Makai Bar distribuiu kits da Cerveja Amstel aos campeões de maior idade.

Resultados

Longboard Open Masculino

1 Davi Santos
2 Nícolas Lopes
3 Marcelo Rasta
4 Everton Santos

Longboard Open Feminino

1 Gisele Kian
2 Dani Guimaraes
3 Renata Nicolau
4 Raquel Daoud

Longboard Masculino (acima de 40)

1 Túllio Dalpiaz
2 Fabio Camargo
3 Juninho Vlad
4 Glebson Amaral

Longboard Kahuna (acima de 50)

1 Fabio Chati
2 Arnoldo Marcondes
3 Luciano Sant’anna
4 Vanel Moreira

Legends

1 Mário Durão
2 Augusto Mota
3 Beto Fernandes
4 Luciano sant’anna

Sub 14 Masculino 

1 Calebe Simões
2 Davi souza
3 Daniel Fachini
4 kaipo Tomazzi

Sub 16 Feminino  

1 Mariah Marquez
2 Samira Sthephany
3 Luna costa
4 Ana Eloiza

Sub 18 Masculino 

1 Davi Souza
2 Calebe Simões
3 Kaynan Anthony
4 Daniel Fachini