Catarinense amador

Ronaldo e Maya na ponta

Ronaldo Silveira e Maya Carpinelli vencem abertura do circuito catarinense amador na Praia da Joaquina (SC), no fim de semana.

0

A temporada 2021 do Circuito ASJ começou fazendo história no surfe amador catarinense, com ondas poderosas durante o Circuito Kids and Kings na Praia da Joaquina, em Florianópolis (SC), no último final de semana.

A competição valeu pelos rankings da Associação de Surf da Joaquina (ASJ) e 2.000 pontos para o circuito amador da Fecasurf, com o número recorde de 184 surfistas inscritos de várias partes do país, como Bahia, Paraná, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, São Paulo, além de Santa Catarina.

“Mais um campeonato histórico na Joaca! Contando as três etapas do Circuito ASJ e o Interassociações realizados em 2019, após o ano de 2020 sem eventos paralisado pelo Covid-19, este é o quinto campeonato seguido com ondas acima de 2 metros, chegando até a três, realizado na Joaquina”, revela Cristiano Melo, presidente da ASJ.

A prova também fez parte do Curta + Floripa, projeto esportivo desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Florianópolis, em parceria com a Secult (Secretaria de Cultura e Esporte) e Afesc (Associação das Federações Esportivas de Santa Catarina), com o apoio do vereador Ed Pereira de Florianópolis.

Homenagens durante a etapa

Antes de começar o evento na sexta-feira (30), a ASJ reinaugurou a Choupana André Negão, que estava sendo reformada nos últimos meses. A estrutura recebeu reforços em suas bases, novos mourões, selagem com alcatrão e uma belíssima placa esculpida em madeira com o rosto do André Negão, feita pelo artista Juzumas.

No sábado (31), foi a vez de homenagear o surfista Marcelo Tonon, 41, falecido recentemente após terminar uma onda na beira e passar mal na Praia da Joaquina. A cerimônia contou com a presença dos pais e da irmã de Tonon, além de inúmeros amigos que fizeram um grande círculo na praia, rezaram e jogaram rosas ao mar. Na sequencia os familiares depositaram suas cinzas nas ondas pesadas da Joaca, quebrando do jeito que Tonon gostava.

Campeões

Os primeiros campeões da etapa foram definidos no sábado, dia em que quebraram as maiores ondas do evento, com algumas séries chegando a 12 pés (cerca de 4 metros). Noah Machado venceu as categorias Sub 18 e Sub 16 e Maya Carpinelli a Feminino Open.

No domingo, foi a vez dos dos títulos de Ronaldo Silveira na Open, João Godoy (Local), Adriano Lemos (Master), Cauã Demski (Sub 10), Gustavo Frutuoso (Sub 8), Gabriel Ogasahara (Sub 14), Yuri Gabryel (Sub 12) e Kaylane Antunes (Feminino Sub 12).

O local Luciano Nem encarou mais uma vez as pesadas condições da Joaquina e foi o campeão da categoria Surf Adaptado. Destaque para a participação de Richard Petersen, que veio de Itanhaém (SP) especialmente para participar da etapa, junto com os atletas da ASSF (Associação Surf Sem Fronteiras), entidade que atua em parceria com a Associação de Surf da Joaquina há alguns anos.

Após viajar de ônibus com sua equipe pela madrugada, Richard chegou a tempo de entrar na água e chamou a atenção por sua performance, dedicação e amor ao surfe. “Gostaria de agradecer a ASJ por realizar eventos como esse para nossa categoria. É muito bacana ver o esforço de cada um e agradeço a Deus pela oportunidade de conhecer essas pessoas maravilhosas do surfe adaptado catarinense”, declarou Richard, ao lado de Fidel Teixeira, vice-campeão da etapa e uma das referencias da modalidade no estado.

A ASJ ainda não definiu as datas para a segunda etapa do circuito amador em 2021.

Confira o resultado

Circuito catarinense amador

Masculino Open
1 Ronaldo Silveira
2 Ramiro Rubin
3 Luiz Mendes
4 Gustavo Borges

Junior Sub 18
1 Noah Machado
2 Luiz Mendes
3 Mateus Vidal
4 Luã Silveira

Mirim Sub 16
1 Noah Machado
2 Lucas Cainan
3 Takeshi Oyama
4 Esdras Morais

Iniciantes Sub 14
1 Gabriel Ogasahara
2 Anuar Chiah
3 Yuri Gabryel
4 Henrique Venceslau

Local
1 João Godoy
2 Vinícius dos Santos
3 Pedro Vidigal
4 Mateus Vanderlind

Master
1 Adriano Lemos
2 Ronaldo Silveira
3 Carlos Carpinelli
4 Alessandro Pulga

Feminino Open
1 Maya Carpinelli
2 Potira Castaman
3 Kiany Hyakutake
4 Pamella Mel

Feminino Sub 12
1 Kaylane Antunes
2 Victória Valenzano
3 Nalu Demski
4 Kyara Antunes

Infantil Sub 12
1 Yuri Gabryel
2 Anuar Chiah
3 Luka Konig
4 Kauai Cogo

Petiz Sub 10
1 Cauã Demski
2 Pedro Veiga
3 Kauai Cogo
4 Aninha Dagostini

Misto Sub 8
1 Gustavo Frutuoso
2 Theodoro Mazurek
3 Aquiles Lemisk
4 Guilherme Goulart

Surf Adaptado
1 Luciano Nem
2 Fidel Teixeira
3 Richard
4 Jackson
5 Tiago Albino
6 Francielle
7 Vitória Diehl