Tony Laureano

Pequeno gigante de Nazaré

Aos 16 anos, big rider Tony Laureano dispara o canhão da praia do Norte, Nazaré, Portugal.

0
Tony Laureano durante a passagem do furacão Leslie pela costa portuguesa.Pedro Stichini Vilela
Tony Laureano durante a passagem do furacão Leslie pela costa portuguesa.

A ideia de homem, assim como a de mulher, é socialmente construída. A masculinidade vai-se construindo entre a linguagem do ambiente, expressões de aprovação, de consideração e de confirmação por seu sexo. Isto é transmitido pelos adultos e indica que se nasce macho ou fêmea e mais tarde se transforma em homem ou mulher.

Diferentemente do que ocorre com a mulher, para quem a feminilidade parece natural e o primeiro período menstrual faz da menina mulher para sempre, sem que haja necessidade de esforços e provações de sua identidade, a masculinidade tem que ser conquistada.

Parafraseando Simone de Beauvoir podemos dizer: “não se nasce homem, torna-se homem”. Para a filósofa Élisabeth Badinter, tornar-se homem na civilização ocidental envolve fatores psicológicos, sociais e culturais, para além da genética. Expressões machistas como “seja homem” ou “prove que você é homem” evidenciam que é necessário mais que órgãos sexuais masculinos para definir o macho humano.

Para muitas culturas, o cromossomo Y não vale de nada, o ser humano do sexo masculino deve se comportar ou fazer certas coisas, passar por rituais para que então possa ser considerado um homem de verdade.

As 16 anos, surfista é o mais novo a ser indicado para o Big Wave Awards na categoria de Maior Onda.Alvaro Fr
As 16 anos, surfista é o mais novo a ser indicado para o Big Wave Awards na categoria de Maior Onda.

Bungee jumping é uma brincadeira comparada a versão praticada em Vanuatu, saltar de torres de madeira com cerca de 20 a 30 metros de altura com cipós amarrados em seus tornozelos ou então, como no Quênia, sair sozinho para caçar um leão usando apenas uma lança e um escudo como faziam os guerreiros da tribo Maasai antes do declínio da população destes felinos.

Um jovem que aspira estar entre os melhores big wave riders do planeta vive uma situação análoga, ele passa a ser respeitado pela sua determinação e coragem quando surfa uma onda realmente grande.

Tony Laureano nunca foi pressionado a fazer o que faz, sempre foi ele quem demonstrou vontade de enfrentar situações extremas nos últimos anos, não era a criança típica que estamos habituados a ver, com 12 anos destacou-se pela primeira vez em Nazaré entre muitos e conceituados surfistas de ondas grandes. Foi criado nas ondas pesadas da Praia Grande, amadureceu muito cedo e defrontou-se com a finitude material ainda criança quando viu a sua irmã Maria tornar-se ‘um anjo’, a mãe Susana assim crê.

Tony conta com o apoio do pai, Ramon Laureano, experiente piloto e responsável pela Jet Resgate Portugal.Pedro Stichini Vilela
Tony conta com o apoio do pai, Ramon Laureano, experiente piloto e responsável pela Jet Resgate Portugal.

Além da mãe, também conta com o apoio total do pai Ramon Laureano, responsável da Jet Resgate Portugal e uma referência mundial não só em salvamentos, como no tow-in surf. Expressa com frequência o orgulho pelo seu filho nas redes sociais, “Tony prova que um homem não se mede aos palmos, desde muito novo ele sonha em ser um atleta do Big Wave Tour”, diz.

Na temporada passada, António Laureano foi o surfista mais novo de sempre a ser nomeado para o XXL Big Wave Awards, na categoria de maior onda e entrou para o seleto grupo que integra o ‘Surfer Wall’ no Forte de S. Miguel Arcanjo, feitos históricos no surfe mundial os 15 anos.

O jovem surfista tem mostrado muita atitude em swells gigantes, é reconhecido e admirado pelos big-riders que passam pela Praia do Norte, visto inúmeros elogios às suas performances no Canhão da Nazaré.

Atualmente com 16 anos e muitas experiências adquiridas, continua a mostrar dedicação e foco nos treinos, seja fora d’água, seja surfando ou nos treinos de apneia desenvolvidos pelo Wave Crushers Training System. Está cada vez mais confiante para enfrentar os novos desafios que seus objetivos impõem e demonstra reverência pelo lugar onde diz estar “a maior onda do mundo”.

A tempestade Leslie trouxe à costa portuguesa o primeiro swell XXL da temporada no dia 13 de outubro e já produziu nomeações para os prêmios deste ano. Houve muita ação na água,Tony representou muito bem e dropou algumas bombas na remada.

Big rider dá a largada para a temporada de ondas gigantes em Nazaré.Pedro Stichini Vilela
Big rider dá a largada para a temporada de ondas gigantes em Nazaré.

“Finalmente, passado algum tempo, o canhão voltou a disparar. Foi uma sessão complicada com o mar muito aos saltos, mas foi uma boa maneira de começar a temporada. Já tinha saudades de sentir a adrenalina de entrar na Praia do Norte”, falou o atleta ao site Praia do Norte Nazaré.

Uma vez o pequeno gigante disse e ninguém duvida “A magia da Praia do Norte é algo que me transcende, e que me faz querer superar os meus limites, ao surfar ondas cada vez maiores”.

Para saber mais sobre o atleta, acesse o perfil @tonylaureano_surf no Instagram.