Comunidade

Turistas arrastados em Ke Iki

Swell de abertura da temporada havaiana deixa duas vítimas hospitalizadas em estado grave após serem varridas pela forte arrebentação de Ke Iki Beach, na costa norte de Oahu.

0
Avisos na areia de Ke Iki alertam que área é perigosa.Reprodução / KHON2 News
Avisos na areia de Ke Iki alertam que área é perigosa.

Dois turistas idosos, um homem de 76 anos e uma mulher de 69 anos, foram hospitalizados em estado grave no último domingo (5), após serem arrastados pela forte arrebentação de Ke Iki Beach, na Costa Norte de Oahu, Havaí, com ondas que quebravam entre 3 e 5 metros. Testemunhas locais afirmam que os visitantes queriam apenas molhar os pés.

Segundo o veículo local KHON2 News, o incidente ocorreu por volta das 7h35, quando as autoridades receberam uma chamada de emergência. O resgate foi feito primeiro por pescadores que testemunharam o acidente. “No início, perdemos eles na espuma, mas os rapazes correram e saltaram para ajudar”, relatou um dos pescadores à KHON2.

“A irmã foi arrastada pela correnteza e o irmão tentou salvá-la. Ambos acabaram no mar. No início, havia pessoas nos dizendo: ‘Ah, não, eles estão bem’, mas nosso instinto fez com que percebêssemos que algo estava errado e os meninos tentaram salvá-los. Eles a agarraram, a resgataram primeiro, trouxeram para a praia e ficamos com ela para garantir que estava bem”, explica Roycie Kaululaau-Dennison.

As equipes de paramédicos chegaram ao local pouco depois, por volta das 7h45, e prestaram socorro às vítimas na areia antes de as transportarem para o hospital. Não há informações atualizadas sobre o estado de saúde de ambos até o momento da publicação.

O Tenente Jesse King, da Honolulu Ocean Safety, ressaltou o perigo da área. “Ke Iki Beach é uma das praias mais perigosas da ilha”. Ele observou que o incidente ocorreu antes das 8h, horário em que o serviço de salva-vidas geralmente começa na área. O tenente King estimou que as ondas estavam na faixa de 3 a 5 metros durante as primeiras horas da manhã.

Alerta de segurança reforçado

Placas de alerta são colocadas ao longo das praias da costa norte, avisando sobre as condições perigosas, desde proibição de nadar até correntes fortes, avisos de tubarões e arrebentação perigosa.

“Nesta época do ano, o litoral não é brincadeira, é um lugar muito perigoso. Se você for à praia, faça perguntas, vá até uma torre de salva-vidas e escolha uma praia vigiada. Se houver placas, por favor, siga-as; elas estão lá por um motivo”, acrescentou o tenente.

Em um incidente semelhante, no mesmo período de 2024, três turistas foram arrastados em Ke Iki antes da chegada dos salva-vidas. Dois deles não sobreviveram.

Fonte KHON2 News