Quiksilver Pro

Tops têm velocidade calculada

Bede Durbidge é o primeiro a testar GPS que calcula velocidade do surfista na onda. Foto: Jake White.

Pela primeira vez na história, os atletas do ASP World Tour têm à disposição um aparelho de GPS que calcula a velocidade do surfista na onda.

 

A novidade é testada na primeira etapa do World Tour 2011, que acontece até o dia 9 de março na Gold Coast, Austrália.

 

Desenvolvido pela empresa de tecnologia XV Sports, o dispositivo é costurado na lycra do atleta e o uso é opcional, ou seja, os próprios surfistas da elite mundial decidem se querem ou não usá-lo durante as baterias.

 

Os dados são transmitidos em tempo real para um computador e analisados pelos comentaristas oficiais do evento. Depois eles são repassados aos internautas que acompanham a transmissão do campeonato ao vivo.

 

“A ideia é aumentar a audiência e criar interesse maior pelo esporte. Além disso, podemos descobrir quem realmente é o surfista mais rápido”, afirma Nigel Muscroft, gerente de eventos das marcas Quiksilver e Roxy, patrocinadoras da primeira etapa do WT.

 

Todos atletas que disputam o Quiksilver e o Roxy Pro na Gold Coast tiveram a oportunidade de testar o equipamento antes do campeonato começar. O australiano Bede Durbidge foi o primeiro e aprovou a nova tecnologia. 

 

“Vai ser ótimo para os espectadores e também para o treinamento dos atletas. Os próprios surfistas poderão analisar melhor o desempenho dentro da água”, conta Durbidge.

O aussie, que na última temporada terminou o ranking mundial na sexta colocação, chegou a 29,2 quilômetros por hora em um aéreo de frontside. Nigel Muscroft acredita que a velocidade pode ser ainda maior no evento. “As velocidades em Snapper devem ultrapassar os 35 quilômetros por hora”, aposta o gerente.

 

Nigel Muscroft também adianta que a Quiksilver premiará com US$ 2,5 mil os atletas que atingirem a maior velocidade nas categorias Masculino e Feminino da abertura do World Tour 2011.

 

O evento é transmitido ao vivo pelo site Quiksilver Pro.

 

Leia mais

 

Alejo dá show na Expression

 

Silvana decola em Snapper

 

Silvana detona na estreia

 

Brazucas caem na Gold

Michelle des Bouillons desceu uma onda de quase 25 metros em Nazaré e pode entrar para a história como a mulher que surfou a maior de todos os tempos. Em entrevista exclusiva ao Waves, ela conta como chegou até aqui.

De Bells Beach a Raglan, Brasil vive quatro etapas de domínio histórico: vitórias, finais, nota 10 e os quatro primeiros do ranking mundial com a mesma bandeira.

Mais de cinquenta anos de câmera na mão: do Píer de Ipanema a Pipeline com Gerry Lopez, de Bob Marley no Havaí aos Rolling Stones no Maracanã. Fernando “Fedoca” Lima viveu e fotografou tudo isso. Agora reúne tudo em um livro.

Maior onda já surfada por uma mulher no Brasil é registrada por Michaela Fregonese durante swell histórico em Jaguaruna (SC)