Na última semana, o campeão mundial de mergulho livre Martin Stepanek foi a Nazaré, Portugal, ensinar técnicas de respiração e de sobrevivência aos big riders que aguardam o Red Bull Mito, campeonato de ondas grandes na praia do Norte.
Entre os alunos estavam o legend havaiano Garrett McNamara, o britânico casca-grossa Andrew Cotton, o brasileiro polivalente Sylvio Mancusi, entre outros.
As aulas serviram de preparação para um swell pesado no pico, onde Mcnamara e Cotton aplicaram alguns conhecimentos passados por Stepanek.
No final do dia, McNamara decidiu surfar uma onda na remada com a sua prancha Dick Brewer de 12 pés. Depois de surfar algumas ondas, “G-Mac” foi surpreendido no inside por um das maiores séries do dia.
Garrett tentou dropar a primeira, mas falhou e deparou-se com uma onda gigante atrás. Ela quebrou em sua cabeça e o susto foi considerado uma aula prática de como sobreviver nestas situações.
O Red Bull Mito conta com janela de espera até o dia 30 de novembro no fenômeno conhecido como Canhão de Nazaré.
A dupla de tow-in Carlos Burle e Felipe Cesarano figura na lista oficial do evento.
Leia mais