#Foram divulgados os resultados dos exames ?anti-doping? feitos com os finalistas das sete categorias do ISA Games, realizado no último mês de junho, na África do Sul, e o que se viu foi um exemplo de profissionalismo e consciência.
Os atletas do mundo todo mostraram que não precisam de estimulantes nem qualquer outro tipo de medicamento (ilegal) para melhorar a performance, o que reforça a imagem saudável dos surfistas e ajuda a afastar uma outra imagem, a do surfista drogado e despreocupado com a condição de atleta e esportista profissional.
Realizar exames desse gênero nos mundiais é um dos requisitos feitos pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) que será adotado pela Confederação Brasileira de Surfe (CBS) a partir de 2003, para atender as exigências do COB, entidade à qual a CBS está se vinculando.
O COI divulga uma lista de todos as substâncias proibidas, mas permite que cada federação internacional tenha seu próprio critério e autonomia para decidir o que é e o que não é considerado doping.
A ISA começou a fazer os exames em 92 no mundial de Lacanau, França. Naquela época, a maconha era uma das drogas proibidas ? e dois atletas foram pegos com vestígios de Cannabis nos exames de urina.
Os atletas e os países foram punidos com a perda dos pontos. Com isso, o Brasil superou os EUA e acabou com o segundo lugar entre as equipes. Um resultado que na minha opinião não é legítimo, pois nas ondas eles foram melhores do que nós.
#Desde que um atleta do Canadá foi pego no exame nos Jogos de Inverno de Nagano, no Japão, a polêmica em torno da maconha aumentou. O canadense perdeu a medalha e depois a recuperou sob o argumento de que tinha sido um fumante passivo em uma festa na casa de amigos.
Por incrível que pareça isso é possível, além do que, é muito relativo dizer que alguém terá uma melhor performance por ter fumado um baseado, pois os efeitos da maconha afetam os reflexos e a coordenação motora, além de dar uma sensação de fraqueza causada pela baixa de glicose no sangue.
Por estas e por outras que a ISA passou a não procurar por esta substância nos exames e se concentra basicamente em estimulantes como cocaína, anfetamina e anabolizantes, que aumentam desproporcionalmente a massa muscular.
Se pensarmos bem, nós surfistas já temos estímulos suficientes nas ondas, e a resistência é mais importante do que a força física na hora da remada. Considerando estas e outras atitudes, como dormir cedo e seguir uma alimentação equilibrada, chego a conclusão de que nós somos limpos pelo que botamos para dentro.
Saúde!