Muitas águas

San Gallán, um sonho peruano

San Gallán oferece direitas maravilhosas no Peru. Foto: Sangallanperu.com.

Dia destes, olhando um surf guia do Peru, onde por sinal foi meu primeiro surfari fora do Brasil, em 1984, deparei-me com uma foto de uma direita maravilhosa e o seguinte comentário: considerada a melhor direita do país!

 

Clique aqui para ver as fotos

 

Eu já sabia onde era, e correndo os olhos pela página vi escrito em letras maiúsculas e em negrito: SAN GALLÁN.

O Peru é realmente um país fantástico para surfar e com uma cultura incrível. Vejamos os incas e tudo o que eles construíram! Continuo achando que uma ida aqui ?ao lado?, atravessando a cordilheira dos andes, é uma excelente opção de viagem, com talvez um dos melhores custo / benefício para nós brasileiros.

 

Lobos-marinhos formam o crowd na ilha. Foto: Motaury Porto.

Em outubro de 1994, voltei às águas do Pacífico com Vicente Neto e João ?Capilé?. Porém, antes de embarcar liguei para o Taiu perguntando detalhes de uma onda que ele havia surfado algum tempo antes na costa Sul do Peru. O nome: San Gallán, uma ilha dentro de uma reserva em Puerto Paracas.

Anotei as dicas e deixamos o mar subir um pouco em Punta Hermosa para ir até lá. Chegamos num fim de tarde em Paracas e logo vimos nossa embarcação até San Gallán. Optamos por um barco pequeno por questões de custo, estando apenas em três pessoas. 

Mas o melhor estava por vir. Dormimos ansiosos por encontrar ondas perfeitas e solitárias. Elas estavam lá, pois tão logo saímos da zona de proteção da península, as ondas marchavam em linhas simétricas.

 

O visual era de tirar o fôlego, pela própria geografia desértica do local, associada a cores tons pastéis e uma cena impressionante se descortinando bem defronte aos nossos olhos: as famosas linhas de Nazca, ali representadas por um gigantesco candelabro.

 

##

San Gallán é um lugar encantador. Foto: Motaury Porto.

Naquela imensidão, pudemos sentir a presença do Criador em toda a sua perfeição. O barulho do motor esteve embalando nossos pensamentos por mais de três horas, quando começamos a avistar o motivo de nossa busca.

 

Clique aqui para ver as fotos

 

Então, uma série de três ondas quebrou sozinha e ali soubemos que havíamos sido agraciados com o que de melhor existe no surf: ondas perfeitas numa ilha, amigos e uma natureza entocada pelas mãos do homem.

Nunca havia visto tantos lobos-marinhos juntos e nunca surfado tão próximo deles. Uma enorme loberia (de lobos-marinhos), a apenas algumas dezenas de metros, abrigava centenas deles.

Pico é ótima opção a todo surfista que seja ávido pelo real sentido do surf. Foto: Sangallanperu.com.

O odor e o barulho eram muito fortes, porém, graciosos, se movimentavam com muita leveza pelas águas.

Nosso pequeno barco ancorou e as ondas continuaram a quebrar por horas, sozinhas. Um mar de 1 metro e meio pra lá de perfeito. Do barco, a visão era de sonho!!!! Ficamos sabendo inclusive de alguns brasileiros que já haviam acampado naquela ilha.

Considero esse local um dos mais lindos e inóspitos em que já estive surfando e fotografando. Um lugar que sugiro a todo surfista-viajante-aventureiro que seja ávido pelo real sentido do surf.

Guardo até hoje em minha memória as ondas na companhia desses grandes brothers e, principalmente, na presença do Criador e de sua maravilhosa criação.

Fica aqui minha sugestão para uma próxima viagem na certeza de que, independente das ondas, encontrarão nossos hermanos latino-americanos com sua cultura milenar e uma natureza em sua forma mais pura.

P.S. ? Com apenas alguns clicks no Google e Google Earth, a viagem já começa em casa mesmo.

Hasta la vista!

Michelle des Bouillons desceu uma onda de quase 25 metros em Nazaré e pode entrar para a história como a mulher que surfou a maior de todos os tempos. Em entrevista exclusiva ao Waves, ela conta como chegou até aqui.

De Bells Beach a Raglan, Brasil vive quatro etapas de domínio histórico: vitórias, finais, nota 10 e os quatro primeiros do ranking mundial com a mesma bandeira.

Mais de cinquenta anos de câmera na mão: do Píer de Ipanema a Pipeline com Gerry Lopez, de Bob Marley no Havaí aos Rolling Stones no Maracanã. Fernando “Fedoca” Lima viveu e fotografou tudo isso. Agora reúne tudo em um livro.

Maior onda já surfada por uma mulher no Brasil é registrada por Michaela Fregonese durante swell histórico em Jaguaruna (SC)